O Transporte de Auckland, na Nova Zelândia, está ameaçando abrir um processo contra o responsável por pintar pênis verdes brilhantes ao redor de buracos. De acordo com Geoff Upson, um autoproclamado ativista da segurança no trânsito, ele começou a pintar as vias danificadas em 2018 após abrir 20 reclamações sobre um buraco em uma estrada local e não ser atendido.

Desde então, Upson conta que já gastou 400 dólares (cerca de R$ 2 mil) em spray e estima ter sinalizado ao menos 100 buracos nas estradas por onde costuma passar. Ele diz que na maioria das vezes desenha apenas círculos ao redor dos buracos, reservando os desenhos de pênis para áreas grandes o suficiente.

A ameaça de ser processado pelo Transporte de Auckland veio após um cidadão reclamar do seu último desenho na Old North Rd em SH16. Conforme a porta-voz do Transporte de Auckland, os reparos na via já estão programados e qualquer graffiti será relatado à polícia. Ela disse ainda que todos os custos para retirada do graffiti serão cobrados dos responsáveis.

Ao jornal local Stuff, Upson contou que nunca foi obrigado a pagar nada e que os buracos costumavam ser consertados sempre que a imprensa noticiava sobre os desenhos na via.

O ativista prestou depoimento à polícia na semana passada e reclamou da ameaça de ser processado. “O Transporte de Auckland deveria parar de se preocupar em me processar por apontar suas falhas e ter vergonha de permitir que nossa rede rodoviária ficasse em tal estado de degradação”, afirmou ao Stuff.

Istoé