Hatmo lança campanha para reformar casa que irá receber pacientes transplantados

29 de Janeiro 2019 - 09h46
Créditos:

A Hatmo-RN (Humanização e Apoio a Transplantados de Medula Óssea) está realizando uma campanha de arrecadação de recursos para a reforma da Casa da Hatmo (CDH), que irá hospedar pacientes que vêm do interior e de outros estados do Brasil para realizar consultas, exames, sessões de quimioterapia e transplantes de medula óssea.


A casa, que fica no bairro de Dix-Sept Rosado, foi cedida à Hatmo em contrato de comodato. A campanha de arrecadação de recursos visa a reativação da energia elétrica, a adaptação para consumo de energia trifásico, reforma da cozinha e dos banheiros, e a compra de móveis e utensílios para os quartos, a sala e a cozinha.


Segundo a presidente da Hatmo-RN, Rosali Arruda Cortez, a casa tem 8 quartos, sendo que 5 serão destinados a pacientes transplantados e 3 para pacientes que vêm para consultas. “Dividimos em duas casas. No térreo ficarão hospedados pacientes que vêm para a mobilização (coleta da medula) e pacientes que vêm para consultas e retornos. No 1°andar ficarão os pacientes transplantados, nos primeiros dias de isolamento, que são pacientes com defesas baixas. A Casa é muito importante na recuperação dos nossos assistidos que não tem condições de alugar uma casa e cada paciente vem com um acompanhante”, destaca.


A inauguração da casa será no próximo dia 1º de fevereiro, mesmo sem a reforma estar concluída. Rosali conta que a inauguração da casa é urgente, pois muitos pacientes estão esperando por hospedagem. “Só aqui na sede da Hatmo, que funciona na minha casa, estão hospedados 3 pacientes e 3 acompanhantes, além de outros pacientes que estão no apartamento da Hatmo. Precisamos inaugurar logo a casa, mesmo sem ter tudo o que é necessário”, afirma.


Até agora já foram gastos na reforma R$ 9 mil. E a previsão de despesas é de R$ 15 mil. A arrecadação de recursos está sendo feita através do site Vakinha (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/hatmo-rn-ajude-na-casa-nova) e continuará mesmo após a inauguração. Até agora, as doações alcançam apenas 11% da meta. “O mais difícil já conseguimos, uma casa para uso. Porém, precisamos mobiliar a casa e os quartos para hospedar. Até agora, estamos usando nossos recursos, mas somos uma associação sem fins lucrativos e dependemos, exclusivamente, de doações. Além disso, iremos precisar pagar mensalmente as despesas”, afirma Rosali.


A Hatmo é uma associação sem fins lucrativos que apoia pacientes encaminhados para transplante de medula óssea, desenvolve ações de humanização do tratamento médico e agencia redes de voluntariado e solidariedade no estado do Rio Grande do Norte. É constituída por pacientes, familiares e profissionais voluntários de diversos setores.