
Durante evento do banco Bradesco para operadores do mercado financeiro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou a negociação final do Orçamento de 2021 a uma nave aterrissando em Marte pilotada por macacos. A informação é da revista Valor.
“Você está aterrissando a nave em Marte. Aí chega um macaco lá, aperta três botões, chuta o painel e começa a desviar a nave”, afirmou o ministro no evento, de acordo com a revista.
Ele relatou que diversos integrantes do governo conversavam com o relator do Orçamento, senador Márcio Bittar (MDB-AC), sem trocar informações entre si. A lei terminou ficando com quase o dobro de emendas parlamentares possíveis.
“Tinha ministro pedindo dinheiro, prometendo mandar dinheiro para o Estado dele [de Márcio Bittar]”, disse. “Ao mesmo tempo, tinha gente falando em nome do presidente que queria um pouco mais de dinheiro para A, B ou C. Disse o relator que houve proposta de furar o teto. Cada um vinha com uma proposta diferente”, disse Guedes, ainda segundo o Valor.
O ministro afirmou que “o macaco, no fundo, é um desacerto entre nós”. “Não é pessoal, não é ninguém. O macaco pode ter sido a Economia… Outro macaco está no Congresso, o outro macaco está lá no entorno do presidente, o outro macaco é um ministro”.
Guedes poupou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que “não se desviou do acordo”.
Fonte: O Antagonista