Governo inicia distribuição de respiradores em Natal, Mossoró e Caicó

25 de Maio 2020 - 14h54
Créditos:

A semana começou com uma boa notícia. A chegada de 40 respiradores, fruto da articulação da governadora Fátima Bezerra junto ao Ministério da Saúde e Secretaria de Governo, deve amenizar a situação crítica da rede pública de saúde no combate ao coronavírus no Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira, 25, a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) começou a distribuição dos equipamentos para algumas das unidades que fazem atendimento a pacientes com Covid-19 em todo o Estado.
 
Dos 40 respiradores, 20 serão imediatamente instalados em unidades de saúde de acordo com as demandas regionais. Quatro respiradores irão para o Hospital João Machado, em Natal, que terá 20 UTIs e 40 leitos de enfermaria com respiradores. O Hospital da Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer, em Natal, receberá 6 respiradores, somando-se aos 14 instalados neste final de semana, e que irão completar as 20 UTIs.
 
Para Mossoró estão sendo destinados mais 5 respiradores e outros 5 para o Hospital Regional de Caicó, na região Seridó. A Prefeitura Municipal de Natal também recebeu 40 respiradores do Governo Federal.
 
Outros 40 respiradores, totalizando os 80 solicitados pela Sesap, deverão ser entregues ainda esta semana, como prometeu o general Ramos. "Com a entrega destes equipamentos teremos uma maior disponibilidade de leitos críticos, mas é preciso pessoal. Um novo edital para contratação de pessoal está sendo lançado nas próximas horas", afirmou Petrônio Spinelli, secretário adjunto de saúde. Ele lembrou também que já foram criados um total de 285 leitos, mas a alta taxa de ocupação faz com que o cenário ainda seja extremamente preocupante.

A chegada dos respiradores foi fruto da atuação da governadora Fátima Bezerra e as autoridades de Saúde do Estado, que trataram diretamente com o Ministério da Saúde e com o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos. Até a semana passada o Estado tinha recebido apenas 10 respiradores.