Governo Fátima encaminhará à AL projetos de lei anticorrupção nesta terça

11 de Novembro 2019 - 13h30
Créditos:

A governadora Fátima Bezerra visitará a Controladoria Geral do Estado (Centro Administrativo) às 10h desta terça-feira (12). O intuito é encaminhar à Assembleia Legislativa dois Projetos de Lei cujo teor prevê maior controle e prevenção contra práticas de corrupção. Toda a solenidade será aberta à imprensa.

O primeiro PL visa criar na Polícia Civil do RN o Departamento de Inteligência e o Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. O segundo trata da responsabilização, no âmbito do Poder Executivo Estadual, de pessoas jurídicas pela prática de atos lesivos à administração pública, matéria conhecida nacionalmente como Lei Anticorrupção.

Na oportunidade, a governadora disciplinará, como medida de prevenção à corrupção, a Transparência Ativa do Poder Executivo, mediante o aperfeiçoamento e a ampliação do Portal da Transparência para os órgãos.

Ainda durante a solenidade, a governadora decretará que o Governo do RN participará do projeto Estratégia Nacional de Prevenção à Corrupção - Avaliação das Suscetibilidades à Corrupção nas Organizações Públicas, coordenado no Rio Grande do Norte pelo Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco-RN). A adesão a este projeto visa atingir os seguintes objetivos:

I - atingir, no setor público estadual, níveis de ocorrência de corrupção compatíveis com os países desenvolvidos;
II - aperfeiçoar as estruturas de combate à corrupção no âmbito do Poder Executivo Estadual;
III - melhorar o perfil dos agentes públicos estaduais, mormente no aspecto da formação, experiência e reputação;
IV - implementar dinâmica de melhoria contínua na adoção de boas práticas em todo o setor público.
V - obter informações estratégicas para o controle em todas as suas frentes.