Google e Facebook são notificados após falsos anúncios do Voa Brasil

01 de Novembro 2023 - 11h52
Créditos:

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) pediu para que o Google e o Facebook retirem das plataformas anúncios que usam o nome do programa Voa Brasil e que, na verdade, fazem parte de um esquema golpista para roubar dados e dinheiro de quem os acessa.

O golpe usa o nome do programa do governo federal que oferecerá passagens aéreas por até R$ 200 – que ainda não foi lançado – e direciona as vítimas a sites enganosos. Os links são divulgados nas redes sociais através de vídeos e anúncios patrocinados em mecanismos de buscas na internet.

De acordo com a Senacon, todos os conteúdos devem ser removidos em até 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 150 mil e instauração de processo administrativo em caso de descumprimento.

“Mais uma vez, golpes e fraudes aos consumidores são realizados por meio das plataformas digitais. Tornando ainda mais grave a situação, o conteúdo golpista e fraudulento não é veiculado, simplesmente, por terceiros, mas impulsionado pelas plataformas mediante publicidade paga, o que se reverte em remuneração para as provedoras de conteúdo”, disse o despacho publicado nesta quarta-feira (1°).

Com informações de Metrópoles