Gol de Arrascaeta em Corinthians x Flamengo é legal? Veja análise de ex-árbitros

03 de Agosto 2022 - 03h22
Créditos:


O jogo entre Corinthians e Flamengo, válido pela ida das quartas de final da Libertadores e ocorrido nesta noite na Neo Química Arena, ficou marcado por uma polêmica no lance que tirou o zero do placar. A partida acabou em 2 a 0 para os cariocas. 

Aos 35 minutos do 1° tempo, Arrascaeta marcou para os visitantes em uma jogada que gerou dúvidas nos torcedores.

Após desarmar Pedro ainda no campo de defesa, o volante Cantillo, do Corinthians, fez um lançamento ainda cercado por jogadores adversários. A bola desviou levemente no pé de Arrascaeta e, já no alto, bateu no braço de João Gomes.

Na sequência, o lance ficou limpo para o próprio meia uruguaio, que acertou um lindo chute no ângulo de Cássio e fez a festa dos flamenguista.

Enquanto isso, corintianos pediram anulação do lance, alegando mão do volante do time comandado por Dorival Júnior.

Para ex-árbitros entrevistados pelo UOL Esporte, o gol foi bem assinalado pelo árbitro Patricio Loustau. 

"O gol é legal. Primeiro que o João Gomes está com o braço colado no corpo, não foi intencional. Se fosse ele quem marcasse o gol, teria que anular, porque ele [João Gomes] se beneficiaria dessa bola. Mas como foi uma bola na mão e sobrou para outro jogador, o gol é legal", iniciou Alfredo Loebeling, que detalhou a atual regra.

"A regra fala que nenhum gol pode sair proveniente de um toque de mão, seja ele intencional ou não. Se [a bola] batesse no Arrascaeta e ele mesmo fizesse o gol, teria que anular. Como bate em outro jogador de forma não intencional e sobra, o gol é legal", finalizou ele.

Carlos Eugênio Simon concordou com a opinião de Loebeling. "Gol legal. O braço do João Gomes está junto ao corpo, foi um toque acidental. Jogo que segue", falou o ex-juiz que hoje atua como comentarista. Ele também ressaltou que, se Arrascaeta estivesse no lugar de João Gomes, o lance deveria ser anulado. 

Já José Aparecido de Oliveira reforçou a posição natural do braço de João Gomes na jogada. "Ocorre que a bola bateu sem intenção no braço do João Gomes, e ele não tirou vantagem no lance.".

Veja momento do gol.

Com informações de UOL