Globo suspende novelas, Encontro e Se Joga e cria programa para coronavírus

17 de Março 2020 - 03h14
Créditos:

A TV Globo optou por suspender as novelas e os programas "Mais Você", "Encontro com Fátima Bernardes", "Globo Esporte" e "Se Joga"; em contrapartida, será criado o programa "Combate ao Coronavírus" dedicado à cobertura da pandemia do vírus causador da doença covid-19. Ele irá ao ar às 10h (de Brasília) a partir de amanhã e será ancorado de São Paulo pelo jornalista Márcio Gomes..

"Apresentadores e repórteres de todo o Brasil e do mundo trarão as últimas informações sobre o avanço da doença: dados, estatísticas e orientações das autoridades públicas, de maneira clara e bem didática para deixar a população a par de tudo", explicou a emissora.

A decisão de interromper as novelas foi justificada: "Não há novelas sem abraços, apertos de mãos, beijos, festas, cenas de briga, cenas de amor, cenas de carinho, tudo aquilo que reflete a vida real, mas que, hoje, não pode ser encenado em segurança. Interrompendo as gravações, protegemos nossos talentos e, ao mesmo tempo, a sociedade: evitando o contágio aqui, evitamos que ele se espalhe lá fora. O nosso primeiro compromisso é com a saúde de nossos colaboradores e do público".

A decisão amplia a duração do conteúdo jornalístico da Globo, que, segundo o comunicado enviado à imprensa hoje, chegará a 11 horas de programação ao vivo consecutivas, das 4h às 15. "Assim como o chamado distanciamento social — evitar contato físico —, a informação é uma das mais poderosas armas contra o vírus. E o jornalismo da Globo dará a sua contribuição", disse o comunicado.

As novelas sairão do ar em datas diferentes: "Malhação: Toda Forma de Amar" terá seu final antecipado para abril, quando será substituída pela reprise de um compacto de "Malhação: Viva a Diferença"; a partir de 30 de março, com o fim de "Éramos Seis", a Globo exibirá um compacto de "Novo Mundo"; "Salve-se Quem Puder", por sua vez, ficará na grade até o dia 28 e será trocada por "Totalmente Demais"; por fim, uma versão compacta de "Fina Estampa" vai ocupar temporariamente o lugar deixado por "Amor de Mãe", que continua como novela das nove até o dia 21.

Fonte: Uol