Girão pede resposta de Lira após denunciar ameaça de Flávio Dino

21 de Setembro 2023 - 03h36
Créditos:

Além de registrar denúncia em boletim de ocorrência, no plenário da Câmara dos Deputados e na Comissão de Segurança Pública, o deputado general Girão (PL-RN) pediu, em regime de urgência, uma providência da Casa sobre o episódio em que o Ministro da Justiça, Flávio Dino, o teria ameaçado, ao recomendar: “se cuide, deputado”, acompanhado por seguranças, e fazendo atribuição pejorativa.

“No referido dia (14 de setembro), por volta das 20h (vinte horas), próximo ao saguão principal do portão B, do Aeroporto Santos Dumont (RJ), o Ministro da Justiça, Flavio Dino, tentou intimidar o Deputado Federal General Girão, desferiu tapas no peito, ameaçou sob as palavras de “se cuide, Deputado e, ato continuo, saiu ofendendo o Parlamentar chamando-lhe de “moleque”, detalha o documento endereçado ao presidente da Câmara, deputado Artur Lira (PP-RS). 

O documento reprova a suposta conduta do ministro, que teria se irritado com um gesto de contrariedade, feito pelo deputado, com o balançar da cabeça, ‘em sinal de reprovação ou negação’, ao avistar o ex-governador do Maranhão.

“Essa não é a conduta que se espera de um membro Poder Executivo contra qualquer cidadão que seja. Pior ainda contra um representante eleito pelo povo brasileiro, em especial, o Rio Grande do Norte. Por isso, requer imediata providência do departamento jurídico da Casa para que a conduta criminosa seja devidamente investigada, punida e devidamente repudiada pela gravidade do caso”, completa o documento. 

A assessoria do ministro adicionou um esclarecimento: “Não houve agressão física“.  De acordo com a versão apresentada pela equipe ligada à Dino, “diante de xingamentos proferidos pelo citado senhor, que o Ministro não conhecia, a reação foi aproximar-se e pedir para o agressor deixar de ser mal-educado e grosseiro”. 

Com informações de Diário do Poder