Galeno vai convocar secretário para discutir cirurgias acumuladas e Ruy Pereira

08 de Outubro 2019 - 10h28
Créditos:

Presidida pelo deputado estadual Galeno Torquato (PSD), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa vai solicitar – em breve – a presença do secretário estadual de Sáude, Cipriano Maia, para prestar esclarecimento sobre dois assuntos: o acúmulo de procedimentos e intervenções cirúrgicas devido falta de pagamento e o possível fechamento do Hospital Ruy Pereira.

O deputado destaca que a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) está há 4 meses sem efetuar o pagamento e sem nenhuma tratativa de negociação até o presente momento junto a instituições conveniadas, deixando de realizar procedimentos e intervenções cirúrgicas nos Hospitais Varela Santiago, Liga Contra o Câncer, Hospital Memorial, Hospital Rio Grande, Hospital Paulo Gurgel e Hospital do Coração. “Essa situação é inadmissível e está causando transtorno a aproximadamente 700 pacientes”, afirma Galeno Torquato.

Já em relação ao futuro do Hospital Ruy Pereira, o presidente da Comissão da Saúde da AL questiona sobre como o secretário pretende equacionar a questão, uma vez que o Conselho Estadual de Saúde votou favorável, por unanimidade, a interdição da unidade, considerada referência no Rio Grande do Norte em cirurgias vasculares e o principal destino de pessoas em tratamento para problemas como o "pé diabético". 

 “Passados três meses das sugestões que apresentamos ao Governo, contrárias ao fechamento da unidade, nada foi feito. Vamos novamente convocar o Conselho Estadual de Saúde e a Secretaria de Saúde para debater a situação”, declarou”, Galeno.