Galeno Torquato cobra do secretário estadual o diagnóstico da "Saúde" do RN

12 de Abril 2019 - 03h00
Créditos:

Presente à Audiência Pública sobre o tema "Demandas Reprimidas: Cirurgias Eletivas e Emergenciais", o deputado estadual Galeno Torquato (PSD), que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, cobrou do secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia de Vasconcelo, o "real diagnóstico" da pasta no Rio Grande do Norte.

Para o deputado, é preciso fazer o levantamento das condições dos 24 hospitais regionais que compõe a rede estadual de saúde, definir o perfil de cada unidade, colocar em prática a regionalização das unidades e, a partir daí, ir buscar recursos extras junto ao Governo Federal.

"É preciso conhecer a realidade de cada equipamento desse. São muitos hospitais, porém, não funcionam à contento, justamente, porque faltam recursos. Estão construindo o Hospital da Mulher, em Mossoró, por exemplo. Um equipamento que conta com o investimento de R$ 100 milhões do Banco Mundia. Porém, eu questiono. Com que recursos esse equipamento será gerido?", indagou o parlamentar.

E complementou: Temos o Hospital da Polícia Militar que está com sua estrutura praticamente pronta e pode servir de retaguarda, um equipamento com conta profissionais qualificados e pode atender em parte as demandas reprimidas, que são muitas.