Galeno: 'Caern diz que não tem obrigação de abastecer municípios em colapso'

14 de Novembro 2019 - 05h56
Créditos:

O deputado estadual Galeno Torquato (PSD) cobrou da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – Caern, na sessão desta quarta-feira (13), a retomada do programa de abastecimento por meio de carros-pipa em municípios em colapso por causa da seca no interior do Rio Grande do Norte. Ele afirmou que já pediu providências à Companhia e à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, mas não obteve resposta ao pleito.

“O presidente da Caern disse aqui que a Companhia tem R$ 50 milhões, mas diz que não tem obrigação de abastecer municípios em colapso”, disse Galeno, ressaltando que o problema acontece em vários municípios do Alto e Médio Oeste potiguar, que ele visitou nos últimos cinco dias. “O presidente da Caern disse em uma entrevista que os deputados estavam com picuinha querendo travar projetos do Governo do Estado”, criticou Galeno, reforçando o discurso de oposição.

Em aparte o deputado José Dias (PSDB) disse que tem respeito pelo presidente da Caern, Roberto Linhares, a quem o tem como um “homem sério”, mas não pode admitir que ele trate a Caern como uma instituição financeira, referindo-se ao projeto do Governo de transferir recursos da Companhia para garantir obras do Estado. “A função da Caern é captar e distribuir água e não emprestar dinheiro”, disse José Dias.