Gabigol é o jogador mais ineficiente do Brasileirão, aponta site

23 de Agosto 2023 - 10h19
Créditos:

Gabriel Barbosa é o jogador mais ineficiente do Brasileirão 2023 quando comparados seu desempenho em gols e o nível de ameaça das jogadas que finalizou sem contar cobranças de pênalti. O multicampeão atacante do Flamengo até aqui não está conseguindo ser protagonista nesta edição do nacional. Cobrou cinco pênaltis e fez quatro gols (em um acertou a trave). Fora esses lances, foram 37 finalizações (25 de dentro da área) e apenas um gol, contra o Fortaleza.

Suas 37 finalizações tinham potencial estatístico de virar entre quatro e cinco gols, mas ele só fez um. Na frieza dos números, Gabriel fez 3,6 gols a menos do que a média dos jogadores que concluíram em gol nos últimos dez anos. Se nos lembrarmos de que Gabigol é um atleta muito acima da média, neste Brasileirão ele está abaixo, se tornando o atleta menos eficiente entre todos os que se tornaram ofensivamente mais relevantes.

Para determinar o "nível de ameaça" das jogadas concluídas por Gabriel, comparamos as características de suas finalizações com as de 98.439 feitas em Brasileirões desde 2013, uma métrica conhecida como "expectativa de gol" ou simplesmente "xG", excluindo os pênaltis.

Um exemplo prático: Gabriel fez dez finalizações cara a cara com o goleiro adversário, lances em que a chance de fazer um gol é muito alta, mas das dez chances, apenas uma virou gol. É disso que se trata. Comparadas com mais de 98 mil outras finalizações, é possível calcular qual o potencial de cada finalização virar gol. E nesse quesito, Gabriel é o jogador mais ineficiente da competição.

Com informações de GE