Flamengo e Santos semelhantes em busca da liderança

13 de Setembro 2019 - 03h02
Créditos:

Dois dias antes do confronto com o vice-líder Santos, o uruguaio Arrascaeta, o colombiano Berrío e Bruno Henrique retornaram ao Brasil, nesta quinta-feira (12), após servirem as seleções dos respectivos países e ficam a disposição do técnico do Flamengo, Jorge Jesus, para este sábado (14), no Maracanã.

Algumas semelhanças envolvem as duas equipes no Brasileiro, vamos começar com a lista de convocados para os dois últimos amistosos em setembro, assim como os cariocas, os santistas cederam um trio, o venezuelano Soteldo, o paraguaio Derlis Gonzáles e Jorge.

Outro ponto similar é a defesa dos dois clubes, que ao todo somam o mesmo número de gols sofridos, 18 no total. Em relação ao ataque também há traços em comum, a concentração do poder de decisão em três jogadores.

Dos 41 gols marcados pelo Flamengo, 30 tiveram Bruno Henrique (7), Arrascaeta (8) e Gabigol (15) como autores, o equivalente a 73,1% do total. Com exceção do zagueiro Pablo Marí, que marcou dois, todos os outros jogadores fizeram apenas um.

Já o Santos balançou a rede adversária 30 vezes, sendo que Soteldo (3), Carlos Sánches (7) e Eduardo Sasha (8) são responsáveis por 56,6% dos gols feitos, no restante, ninguém contribuiu com mais de um.

Além disso, os dois são comandados por técnicos estrangeiros - Jorge Jesus, português, e Jorge Sampaoli, argentino - e são os donos das maiores goleadas na competição, pelo mesmo placar e contra o mesmo adversário, 6 a 1 no Goiás.

“O Santos já mostrou que jogando dentro ou fora de casa é uma equipe que marca, que procura controlar o jogo, assim como nós fazemos, então acredito que vai ser um jogo “jogado”, com as duas equipes procurando o gol e a gente espera fazer a diferença e sair vitorioso.” - disse o meia Éverton Ribeiro sobre o equilíbrio do confronto.

Apesar de pouca diferença na tabela e semelhanças durante o Brasileiro, os últimos cinco jogos mostram momentos diferentes, a equipe rubro-negra está invicta neste período, enquanto o time da Vila Belmiro foi irregular, somando duas derrotas, um empate e duas vitórias.

“Nós pensamos jogo a jogo, independente do que estamos construindo é sempre com muito trabalho, temos uma caminhada longa para chegar no que interessa, que é o título. Temos que seguir focados para a gente escrever uma história bonita, mas por enquanto é jogo a jogo, treino e muito foco para não sairmos deste caminho, que eu acredito ser o certo. - minimizou Éverton Ribeiro

Todos os 61.120 mil ingressos disponibilizados para o mandante, foram vendidos antecipadamente.

Agência Brasil