Fique de olho: 11 atitudes que seu cachorro odeia e você não sabe

06 de Novembro 2022 - 12h26
Créditos:

Não é preciso muito para agradar um cachorro: comida, abrigo, passeios, brincadeiras e afagos na dose certa são suficientes para fazê-los imaginar que estão no paraíso. Por outro lado, muitos humanos desenvolvem algumas manias que são irritantes para os peludos.

Definitivamente, o seu cachorro não gosta quando você assume determinadas atitudes. A principal delas é ser tratado como humano. Os cachorros são inteligentes, ativos, leais, bem dispostos, mas não são humanos.

Relacionamos uma série de coisas que os cachorros querem que todos nós paremos de fazer. Afinal, a alegria e o bom humor dos peludos dependem de algumas concessões de ambas as partes.

1. Abraços apertados
Quando recebem abraços, especialmente de pessoas desconhecidas, os cachorros emitem sinais claros de desconforto, que podem indicar até mesmo estresse e ansiedade. Eles abaixam e retraem as orelhas, lambem os lábios, esticam o pescoço tentando afastar a cabeça e, ao retesar os músculos da face, expõem as escleras, o “branco dos olhos”.

02. Banhos perfumados e demorados
Os banhos são necessários para a higiene dos cachorros, mas não precisam ser muito frequentes. Eles também não gostam de produtos perfumados: alguns são apenas irritantes, como os mentolados e os muito cítricos, enquanto outros confundem os odores naturais.

03. Ouvir gritos
Os cachorros precisam ser educados, para aprender o que podem ou não fazer. Mas muitos tutores perdem a paciência durante o aprendizado e acabam gritando com os peludos. Definitivamente, esta não é uma boa ideia.

04. Barulhos altos
Em função da audição muito sensível, mas principalmente por não saber os motivos dos barulhos altos, os cachorros se amedrontam com explosões, que podem vir de fogos de artifício, escapamentos de carros, buzinas e apitos, sirenes, panelaços, trovões, etc.

05. Ser encarado
Nas alcateias, a atitude é uma forma de dominação. Os lobos que chefiam as atividades dos grupos tendem a encarar os demais quando o desempenho fica aquém do esperado. Isso pode acontecer durante a caça, nas rondas de vigia e até mesmo nas brincadeiras.

Em casa, os cachorros reproduzem a reação: quando são encarados, eles começam a refletir sobre o que fizeram de errado. Muitas vezes, o olhar firme e silencioso do tutor é uma maneira eficaz de demonstrar o descontentamento por algum malfeito.

06. Caminhadas sob o sol
Um dia de sol é uma das melhores ocasiões para os humanos. O sol é fundamental para a saúde e o calor predispõe aos exercícios e atividades ao ar livre. Os cachorros também gostam muito, mas é preciso tomar alguns cuidados.

07. Falta de limites
Alguns tutores são verdadeiros sargentos, quando se trata de manter a ordem em casa. Os cachorros precisam respeitar regras rígidas relativas a horários, sobre onde podem circular, que objetos podem pegar (ou apenas explorar, quase sempre com as patas), etc.

08. Ter pressa no passeio
É preciso deixar claro que, depois de todo um ritual: pegar a coleira, a guia, as chaves de casa, abrir a porta e sair para a rua, quem está indo passear é o cachorro. O tutor é apenas o acompanhante (e condutor). Os humanos podem se divertir nas caminhadas, mas a atividade é direcionada aos cães.

09. Mudanças de regras
Os cachorros gostam de obedecer. Há alguns milênios, eles perceberam que, executando algumas tarefas de determinadas maneiras, eles conquistavam alimento, abrigo e carinho. Desde então, talvez com segundas intenções, eles se tornaram os nossos melhores amigos.

Mas eles precisam ser educados desde filhotes e conhecer as “regras do jogo”. Não existe um jeito certo para criar um cachorro: cada tutor define as normas, estabelece a rotina e os cachorros ficam contentes e ajustados nesta brincadeira de seguir o mestre.

10. Ser ignorado
Os cachorros são animais gregários, isto é, eles vivem em grupos, com tarefas e responsabilidades definidas, que, para serem realizadas, dependem da comunicação efetiva. Quando eles são ignorados, ficam incomodados e tentam entender o motivo do “desprezo”.

11. Ser esquecido
Os cachorros não fazem ideia das atividades desenvolvidas pelos humanos fora de casa. Alguns chegam a perceber que os tutores voltam para casa com comida e petiscos, mas fora isso, eles não conseguem perceber nenhum motivo para serem esquecidos em casa.

Com informações de Metrópoles