Finais estaduais adiam jogos da 1ª rodada do Brasileirão

03 de Agosto 2020 - 12h04
Créditos:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (3) que remarcará os jogos de times da Série A (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro, cujas datas coincidam com finais estaduais. Mais da metade das partidas da primeira rodada, programadas para próximo fim de semana - sábado (8) e domingo (9) - pode ser impactada.

Por enquanto, a única decisão estadual marcada para sábado (8) é a do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e Corinthians, quando ocorrerá o jogo de volta da final. Assim, já estão adiados o duelo entre Verdão e Vasco, e o embate entre o Timão e o Atlético-GO. Segundo a CBF, "as novas datas serão oportunamente divulgadas pela Diretoria de Competições".

A situação de outros confrontos dependerá da classificação ou não dos times às finais, e do calendário divulgado pelas respectivas federações estaduais. O Atlético-MG, por exemplo, faz na quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), o segundo jogo das semifinais do Campeonato Mineiro, contra o América-MG. Se avançar, disputa a final contra o Tombense ou Caldense, em duas partidas. Com isso, pode ter adiado o embate de estreia no Brasileirão no domingo (9) contra o Flamengo, no Maracanã, às 16h (horário de Brasilia).

No Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional também se enfrentam na quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), para definir o vencedor do segundo turno do Campeonato Gaúcho. Quem passar, pega o Caxias na final do Estadual. Se o Tricolor avançar e o primeiro jogo da decisão gaúcha já for no próximo fim de semana, o duelo com o Fluminense, agendado para domingo (9), às 19h, em Eldorado do Sul (RS), deverá ser adiado. Já em caso de classificação do Colorado, o confronto com o Coritiba, previsto para sábado (8), às 19h30, no Couto Pereira, também pode ser postergado.

A decisão do Campeonato Cearense, entre Fortaleza e Ceará, ainda não foi marcada pela Federação Cearense de Futebol (FCF). O Vozão tem compromisso amanhã (4) pela final da Copa do Nordeste, contra o Bahia. O confronto da final do Estadual será em dois jogos. Se o primeiro for marcado para o fim de semana, pode impactar nas partidas deste sábado (8) da dupla pelo Brasileirão. O Fortaleza recebe o Athletico-PR às 19h, enquanto o Ceará visita o Sport às 21h.

Entre a primeira e a quinta rodadas, a Série A terá uma sequência de jogos a cada três ou quatro dias. Os times só terão uma semana de intervalo antes da sexta rodada, devido à Copa do Brasil. Para equipes que não estão no torneio de mata-mata, o intervalo vira uma alternativa para a conclusão dos Estaduais. Foi o que fez a Federação Baiana de Futebol (FBF), marcando a segunda partida da final do Campeonato Baiano, entre Bahia e Atlético-BA, clube de Alagoinhas, para dia 26 de agosto. O primeiro duelo do Baianão está marcado para quarta.

A princípio, somente três jogos da primeira rodada do Brasileirão não correm risco de ser adiados. Todos são no próximo domingo (9): Botafogo x Bahia, no Nilton Santos, às 11h; Santos x Red Bull Bragantino, às 16h, na Vila Belmiro; e Goiás x São Paulo, no mesmo horário, no Estádio da Serrinha.

Agência Brasil