Festival Literário de Pipa chega a sua 10ª edição com saraus e feira de livros

27 de Novembro 2019 - 03h08
Créditos:

A décima edição do flipAut! - festival literário alternativo de Pipa - está marcada para acontecer de quinta 5 a domingo 8 de dezembro, na Praia da Pipa, paraíso tropical e importante destino turístico do Litoral Sul do Rio Grande do Norte.

A programação, mais uma vez repleta de lançamentos, homenagens, bate-papos literários, apresentações artísticas, além da já tradicional feira de livros novos e usados, será apresentada para imprensa e colaboradores nesta quarta-feira (27), a partir das 17h, em Natal, no Seburubu, situado à avenida Deodoro da Fonseca, 307, Cidade Alta. Na ocasião, o produtor e idealizador do evento, Jack D’Emília, além de editores, autores e livreiros, estarão presentes e acessíveis para entrevistas.  

Nascido em 2010 como circuito paralelo ao Flipipa, em 2013 o flipAut! emancipou-se e começou a realizar suas atividades em outra data que a do festival oficial; quando as edições do Flipipa começaram a rarear, o flipAut! seguiu firme para frente e chega em 2019 à sua décima edição.

O flipAut! - festival literário alternativo de Pipa - é um evento sem fins lucrativos, uma produção cultural independente e colaborativa. Para sua realização, o festival literário conta com o patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul, do Movimento Preserve Pipa, dos Mecenas de Pipa, mais o fundamental apoio do setor hoteleiro.

A sede principal do festival literário é a Praça do Pescador, mas haverá como sempre um circuito cultural, com exposições de artes, saraus e outras atividades acontecendo em locais parceiros. Todas as atividades são gratuitas.

Também haverá, como sempre, uma série de oficinas, palestras e encontros literários nas escolas do município de Tibau do Sul, na quinta e sexta-feira.

Na Praça do Pescador, todas as noites, a partir das 19h, três encontros no palco e uma apresentação cultural que encerra as atividades na praça. Das 17h30 às 23h estará aberta ao público a Feira de Livros Novos & Usados do flipAut! 2019, com mais de dez feirantes e lançamentos de livros a cada dia.

Ao contrário do que aconteceu em outros eventos de cunho literário, o flipAut! sempre contou e conta este ano também com uma participação maciça da mulher e, toda noite, traz pro palco na Praça do Pescador, mulheres e temas importantes.

Na quinta, a escritora Andreia Souza e a psicóloga Stephanie Morais apresentam ao público as temáticas dos grupos de encontro com mulheres vítimas de violência doméstica.

Na sexta e no sábado, literatura feminina em campo: Rejane de Souza, Jeovânia Pinheiro, Carmen Vasconcelos e Jeanne Araújo.

A literatura feminina está em destaque também nos mini estandes de lançamento de livros: confira abaixo uma seleção dos títulos em lançamento.

No sábado. às 22h, a atriz Pacha Carbo apresenta ao público "O Julgamento de Antígona", cena memorável da tragédia "Antígona" de Sófocles, um clássico do teatro grego.

Uma novidade nas atividades da décima edição do flipAut! é a instalação de cinco mini estandes, por baixo das tendas literárias, destinados ao lançamento de livros e outras publicações. Devido ao grande nímero de propostas feitas por parte de autores e editores, a produção do flipAut! decidiu oferecer um espaço maior para o lançamento de livros etc; assim, toda noite na Praça do Pescador, teremos até cinco lançamentos de livros diferentes. Um espaço importante para autores e editores independentes, que o flipAut! tem a honra de disponibilizar a partir deste ano.