Tranquila e propícia à prática de esportes, seja usufruindo dos bons ventos ou das águas mornas durante o dia, e com a agitação na medida certa durante a noite, São Miguel do Gostoso-RN é a estação para a segunda edição do Fest Bossa & Jazz 2019, programado para o período de 10 a 13 de outubro. O line-up das bandas que irão agitar as areias do município conta com 11 atrações e 12 shows gratuitos. Será montado um grande palco na Praia da Xêpa, para shows noturnos, e polos diurnos em outras praias da região, além das tradicionais Jam Sessions para finalizar todas as noites.
A abertura do Festival acontece na quinta-feira (10.10), às 20h, no Polo Praia do Maceió. E, para completar o time junto com as bandas Blues Beatles (SP), Erickson Grillo (RN), Los Chaskys (Peru), Filarmônica Monsenhor Honório (RN), Ricardo Silveira (RJ), Khrystal (RN), Funkeria (PB), Melly (BA/RN) e Bossa & Jazz Street Band (RN), está a Sesi Big Band, que convida Duo Taufic (RN).
A orquestra de jazz, fundada em 2013, faz parte do projeto SESI ARTE do SESI RN, mantido com o apoio do SESI Nacional e da CNI – Confederação Nacional da Indústria. Conta com a direção artística e regência do maestro português Eugènio Graça, e, no elenco, alguns dos melhores instrumentistas do Estado. Formada por seis saxofones, cinco trombones, cinco trompetes, tuba, contrabaixo, piano, guitarra, percussão, bateria e voz. Já o Duo Taufic é resultado da união de dois experientes instrumentistas potiguares, o violonista, compositor e produtor musical, Roberto Taufic – que vive na Itália desde 1995 -, e o pianista, arranjador e produtor musical, Eduardo Taufic. Versáteis e com sonoridade peculiar, o Duo transparece a bagagem musical adquirida ao longo dos anos e o conteúdo criativo proporcionado pelo diálogo entre o violão e o piano.
Ricardo Baya Trio convida Diogo das Virgens (RN), fechando a grade de programação para os shows. Músico, compositor, arranjador e produtor musical, Ricardo soma mais de 20 anos de carreira com vasta experiência. Ganhou prêmios como o Festival MPBeco (duas vezes), Prêmio Hangar (quatros vezes como Guitarrista Revelação, Instrumentistas do Ano e Melhor Compositor), em 2016, com o Bando das Brenha, ganhou como Banda Revelação. Suas músicas já foram gravadas por vários artistas, tanto instrumentais e, principalmente, nas canções com letra. Para o Festival, o trio composto por Ricardo Baya (Guitarra e Vocal), Silvio Franco (Bateria) e Nael Lima (Baixo) recebe a participação especial do cantor e multi-instrumentista Diogo das Virgens.
Além dos shows, o Fest Bossa & Jazz realiza oficinas socioambientais e workshops musicais. No primeiro dia (10.10), tem oficina para alunos da rede pública de seis a 12 anos sobre a “Construção de Instrumentos com Material Reciclado”, ministrada pela artista plástica Cristina Lunardi. Na sexta (11.10), o arte-educador André Renan trabalha questões ambientais com o “Tocando e Preservando”, através de palestra e prática de percussão corporal. Também na sexta (11.10 – para alunos de seis a 12 anos), o produtor Luciano Prates conversa sobre “O que é esse tal de Jazz”. E, excepcionalmente em São Miguel do Gostoso, a oficina terá uma edição aberta ao público adulto e infantil no domingo (13.10). No sábado (12.10), será realizado um workshop musical com o compositor, cantor e guitarrista Gabriel Yang, durante a oficina “Construção de Guitarras Artesanais ‘Cigar Box’” para guitarristas e entusiastas (inscrições através do [email protected]). Todas essas atividades acontecem no Centro de Cultura de Gostoso.