Fazendeiro é preso em operação para desativar "gatos" em fazendas do RN

18 de Junho 2021 - 08h52
Créditos:

Equipes técnicas da Cosern, com apoio da Polícia Militar, desativaram ligações clandestina de energia elétrica (o popular "gato") em quatro fazendas nos municípios de Serra Negra do Norte e de Jardim de Piranhas, na região do Seridó, nesta quinta-feira (19).

O responsável por uma das fazendas foi preso em flagrante pela polícia e conduzido para prestar depoimento na Delegacia de Caicó.

O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

“Nos três primeiros meses do ano, a concessionária realizou 11.768 inspeções, identificou 818 irregularidades (entre fraudes, furtos e defeitos na medição) e cinco pessoas foram presas pela polícia em todo estado’, detalha Gilmar Mikeias, Gerente de Recuperação da Receita da Cosern.

A fraude é quando o consumidor já é cliente da Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica da Cosern sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.

De janeiro até agora, sete pessoas já foram presas pela polícia nas diversas fases da “Operação Varredura” da Cosern. Esse número está perto de superar o total de 2020, quando oito pessoas foram presas em todo estado.

Números da recuperação de energia

No primeiro trimestre de 2021, a Cosern recuperou cerca de 4 milhões de kWh de energia com as ações da “Operação Varredura”. Esse volume seria suficiente para abastecer um município do porte de Pau dos Ferros, no Alto Oeste, por exemplo, ou cerca de 26 mil potiguares durante um mês. Para se ter uma ideia, o consumo médio de uma residência potiguar em abril foi de 176 kWh.

Entre os casos de maior repercussão, técnicos da distribuidora desativam 40 ligações clandestinas de energia na Ceasa, em Natal, em fevereiro passado.

De acordo com Júlio Giraldi, Superintendente de Relacionamento com Clientes da Cosern, as ações de combate às ligações clandestinas serão intensificadas até o final do ano. “Vamos investir ainda mais em tecnologia e inteligência para dificultar cada vez mais a realização desse tipo de crime”, declarou Júlio.

A população pode denunciar as fraudes, de forma anônima e segura, no telefone 116 ou no site da Cosern (www.cosern.com.br).