Fátima exonera time de Walter após 25 dias do rompimento

13 de Fevereiro 2026 - 07h18
Créditos: Reprodução

Auxiliares de primeiro e segundo escalões do governo Fátima Bezerra (PT) por indicações do vice-governador Walter Alves (MDB), deixaram a gestão estadual 25 dias depois de Alves ter anunciado – em 19 de janeiro, o rompimento político com o governo Fátima Bezerra e seu apoio à pré-candidatura a governador do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil).

O primeiro aliado político de Walter Alves a sair do governo, na tarde de quarta-feira (11), foi o presidente da Caern, Sérgio Rodrigues. Exonerado pela governadora Fátima Bezerra que colocou no lugar George Marcos que acumulará as funções de Diretor-Presidente e Diretor de Planejamento e Finanças.

Na manhã de quarta-feira (11), a governadora esteve reunida com a imprensa durante um café da manhã. Na ocasião teceu críticas ao vice-governador. “Infelizmente, ele escolheu outro caminho. E a coisa se deu de uma forma muito abrupta, porque, até então, estava tudo pactuado para ele assumir o governo e apoiar o nome do nosso grupo”, disse a petista.

A governadora lamentou a escolha de Walter: “Acho que ele cometeu um equívoco, se precipitou. Talvez tenha jogado fora a chance mais especial de ser eleito governador do Estado do Rio Grande do Norte”, comentou Fátima.

Demissões

Nesse mesmo dia, o “Diário Oficial do Estado” trouxe a destituição do secretário estadual adjunto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Geomarques Nunes de França Júnior, segundo na hierarquia da pasta chefiada desde agosto de 2023 pelo geólogo Paulo Lopes Varella Neto, que exerceu mesma função no governo Garibaldi Filho (ago/1999 a dez/2002), pai do vice-governador.

Um dia depois, foi a vez do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Alan Silveira, que foi nomeado em 1º de julho de 2025, passando sete meses e 12 dias no cargo.

Alan Silveira já havia comunicado sua decisão de deixar o cargo a própria governadora Fátima Bezerra, que pediu para aguardar até a conclusão de algumas ações iniciadas por ele à frente da pasta.

Em carta nas redes sociais, Silveira, cita resultados conquistados na Sedec. Ele também agradeceu ao vice-governador Walter Alves pela indicação e confiança.

Procurado pela Tribuna do Norte para comentar as demissões e as críticas da governadora Fátima sobre a tomada de decisão de romper com o governo e rumar para a oposição, o vice-governador, Walter Alves, preferiu não se pronunciar. 

Luciano Santos fica no governo Fátima Bezerra

A demissão do secretario extraordinário para Assuntos Federativos, o advogado Luciano Silva Santos, não está na cogitação da governadora Fátima Bezerra.

Ex-prefeito de Lagoa Nova por duas vezes, o advogado Luciano Santos, embora filiado ao MDB, tem ligações políticas com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), que a governadora do Estado ainda tem como aliado político.

Luciano Santos disse que “tem profundo respeito pelas decisões pessoais e partidárias de cada liderança”, mas no seu caso, “qualquer definição será tomada com serenidade, diálogo e responsabilidade”.

Com informações de Tribuna do Norte