
O candidato do Solidariedade ao Governo do Estado, Fábio Dantas, terá o maior tempo na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, de acordo com projeção realizada pelo portal da 98 FM após o fim do período das convenções.
Considerando as regras de distribuição de tempo divulgadas pela Justiça Eleitoral, Fábio Dantas deverá ter em torno de 4 minutos e 50 segundos a cada bloco de exibição, cerca de 48% do tempo total da propaganda eleitoral. A governadora e candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) será a 2ª com maior tempo: 3 minutos e 50 segundos, aproximadamente.
Styvenson Valentim (Podemos) terá direito a usar 35 segundos por bloco. Ele vem dizendo que não fará uso da propaganda. Resta saber se a Justiça Eleitoral vai redistribuir esse tempo para os demais candidatos ou se vai deixar o espaço vazio.
Ainda deverão ter acesso à propaganda eleitoral no rádio e na TV: Danniel Morais (PSOL), com 27 segundos, e Clorisa Linhares (PMB), com 18 segundos.
Além da propaganda em bloco, os candidatos como um todo terão direito a 28 inserções de 30 segundos. Pelos cálculos da projeção, Fábio Dantas deverá ter, em média, 13 inserções por dia, seguido por Fátima Bezerra, com 10. Styvenson deverá ter direito quase sempre a 2 inserções; Danniel Morais, 1 ou 2; e Clorisa, 1 inserção. Quem tem direito a mais de uma inserção pode, se quiser, juntar 2 inserções de 30 segundos em 1 de 60 segundos.
Os números apresentados são uma projeção com base nas convenções com deliberação já anunciada. A distribuição oficial será divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) ainda neste mês de agosto e poderá sofrer alterações. Quanto às inserções, o tribunal divulga a quantidade para a campanha inteira.
Os candidatos Antônio Bento (PRTB), Nazareno Neris (PMN), Rodrigo Vieira (Democracia Cristã) e Rosália Fernandes (PSTU) não deverão ter tempo de TV e rádio porque os respectivos partidos não atingiram a cláusula de desempenho em 2018.
Confira abaixo a projeção completa:
FÁBIO DANTAS (SOLIDARIEDADE)
Coligação: Muda RN (Solidariedade, PL, PP, União Brasil, PSC e PSD)
Estimativa de tempo: 4’50” por bloco
Inserções por dia: 13
FÁTIMA BEZERRA (PT)
Coligação: O Melhor Vai Começar (PT, PV, PCdoB, MDB, PDT, Pros e Republicanos*)
Estimativa de tempo: 3’50” por bloco
Inserções por dia: 10
STYVENSON VALENTIM (PODEMOS)
Estimativa de tempo: 0’35”
Inserções por dia: 2
DANNIEL MORAIS (PSOL)
Federação PSOL-Rede
Estimativa de tempo: 0’27”
Inserções por dia: 1 ou 2
CLORISA LINHARES (PMB)
Coligação: Frente da Mudança (PMB e Patriota)
Estimativa de tempo: 0’18”
Inserções por dia: 1
*Para efeitos de cálculo, só são considerados os seis maiores partidos, o que exclui da conta, neste caso, o PV.
Senado
No Senado, quem terá o maior tempo será Rogério Marinho (PL), com 2 minutos e 8 segundos por bloco e 13 inserções por dia, em média. Em 2º lugar, aparece Carlos Eduardo Alves (PDT), com 1 minuto e 42 segundos. O tempo total do programa eleitoral do Senado é 5 minutos.
Os candidatos Dário Barbosa (PSTU), Marcelo Guerreiro (PRTB), Marcos do MLB (UP) e Veterinária Shirley Medeiros (DC) não deverão ter tempo de TV e rádio porque os respectivos partidos não atingiram a cláusula de desempenho em 2018.
Confira a projeção completa:
ROGÉRIO MARINHO (PL)
Coligação: Muda RN (Solidariedade, PL, PP, União Brasil, PSC e PSD)
Estimativa de tempo: 2’07”
Inserções por dia: 13 inserções
CARLOS EDUARDO ALVES (PDT)
Coligação: O Melhor Vai Começar (PT, PV, PCdoB, MDB, PDT, Pros e Republicanos*)
Estimativa de tempo: 1’41”
Inserções por dia: 10
RAFAEL MOTTA (PSB)
Coligação (PSB, Avante e Agir)
Estimativa de tempo: 34”
Inserções por dia: 2
GERALDO PINHO (PODEMOS)
Estimativa de tempo: 21”
Inserções por dia: 2
FREITAS JÚNIOR (PSOL)
Federação PSOL-Rede
Estimativa de tempo: 17”
Inserções: 2
Com informações do Portal da 98 FM