F1 confirma formato de dois dias em Imola, com apenas um treino livre

04 de Agosto 2020 - 05h51
Créditos:

A Fórmula 1 confirmou nesta terça-feira que o fim de semana do GP da Emilia-Romagna, a ser disputado em Imola no dia 1º de novembro, terá um formato diferenciado, com apenas dois dias de atividades, sábado e domingo. Apenas um treino livre será realizado no sábado antes da classificação - o domingo, como de costume, só terá a corrida.

Além disso, os horários das atividades serão diferentes em relação às demais corridas na Europa: o treino livre será realizado às 10h no horário local (6h de Brasília) e terá 90 minutos de duração. Normalmente, o treino livre de sábado tem 60 minutos e começa ao meio-dia (horário local).

Já a classificação, que normalmente se inicia às 15h nas corridas europeias, começará às 14h (10h de Brasília). No domingo, a corrida terá largada às 13h10 (9h10 de Brasília), duas horas antes do que costuma acontecer nos eventos realizados na Europa.

A adoção desse formato de dois dias visa a permitir às equipes um dia a mais para o deslocamento de equipamentos e pessoal desde Portimão, onde será disputado GP de Portugal no fim de semana anterior. O autódromo na região do Algarve fica a cerca de 2.400 km de Imola.

Por outro lado, comenta-se nos bastidores da F1 que a condensação das atividades em Imola em apenas dois dias visa a uma experimentação a ser analisada para as próximas temporadas na Fórmula 1, como uma forma de reduzir os custos das equipes.