Estudo mostra que 80% dos entrevistados de Bial são brancos e 19%, negros

31 de Outubro 2020 - 04h13
Créditos:

No segundo estudo que divulga sobre a diversidade racial na mídia brasileira, o coletivo LójúKojú se debruçou sobre os entrevistados do "Conversa com Bial", exibido de segunda a sexta na Globo. De forma semelhante ao que mostrou o primeiro levantamento, sobre o "Roda Viva", da TV Cultura, os convidados de Bial são, em sua grande maioria, brancos.

Foram analisadas 563 edições do programa, entre 2 de maio de 2017, quando estreou, e 30 de junho de 2020, com a presença de 1.293 entrevistados. O resultado mostra que 721 (80,12%) são brancos e 172 (18,67%) são negros.

O coletivo se diz "movido pelo propósito da pesquisa, organização e disseminação de dados sobre as desigualdades estruturais no Brasil". O nome LójúKojú vem do yorubá, e significa: cara a cara, abertamente. "E é exatamente desta forma, de maneira aberta, que pretendemos encarar e expor cada dia mais as consequências das opressões no país", dizem.

Consultada sobre o estudo do coletivo, a Globo reconhece que "há muito por avançar" e afirma que está "atenta a isso". A emissora afirma que triplicou as contratações de talentos negros nos últimos cinco anos.

Com informações de UOL