Estudantes de Mossoró criam prótese mamária acessível feita com resina de caju

22 de Novembro 2019 - 12h26
Créditos:

Motivados pela campanha Outubro Rosa, estudantes de Enfermagem de Mossoró desenvolveram uma prótese mamária externa mais viável e de baixo custo, voltada para mulheres que precisam passar pela mastectomia após o tratamento do câncer de mama.

O projeto é liderado por Pablo Carvalho e Andrezza Hallax, que cursam a 10ª série de Enfermagem na UnP, integrante da rede Laureate. A prótese mamária externa tem como materiais principais o poliéster e a resina de caju.

“O poliéster é um material amplamente acessível. Ele é impermeável, tem durabilidade, e passou por vários testes nos laboratórios da UnP. Um outro benefício dele é a possibilidade de ser reutilizado e reciclado, tendo ainda uma preocupação com o meio ambiente. E a resina de caju, fruto facilmente encontrado na nossa região, auxilia na moldagem da prótese”, explica Pablo.

Segundo o Coordenador do Curso, Prof. Wanderley Fernandes, o projeto foi criado ainda em 2017, dentro do Prointer Inovação, evento realizado entre os alunos da 3ª a 8ª série de Enfermagem. “Foi então, que um grupo de alunos apresentou essa proposta da prótese mamária externa, feita com um material acessível e de baixo custo. Desde então, o trabalho vem sendo aperfeiçoado”, afirma.

MASTECTOMIA

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, a cada 40 minutos é feita uma cirurgia de mastectomia no Brasil. E dependendo do caráter invasivo do procedimento, pode acarretar em inúmeros problemas psicossociais nas mulheres que perdem a mama, como depressão, perda da feminilidade, entre outros. E foi nesta perspectiva que os alunos desenvolveram a prótese.

“Ela foi criada pra trazer conforto, durabilidade, acesso e baixo custo. Nós a projetamos enquanto solução diante de tanta negligência que essas mulheres vem sofrendo, pois as próteses internas, convencionais são muito caras, e não são acessíveis a todas”, disse a aluna Andrezza Hallax.

O projeto foi apresentado no dia 18 de novembro no II Ginga Tank UnP, e foi o grande campeão. O evento, realizado pelo Centro de Excelência em Empreendedorismo (Empreende) da UnP, reuniu iniciativas de empreendedorismo social que se propõem a transformar (ou já estão transformando) as comunidades onde vivem.