
O estudante de medicina Lucas Borba, 26, morreu após contrair uma infecção e ser internado em um hospital particular de Palmas. O jovem estava no terceiro período do curso na UFPA (Universidade Federal do Pará).
O que aconteceu:
Há cerca de um mês, Lucas começou a sentir fortes dores abdominais. Ele também teve episódios de vômitos e diarreia, informou ao UOL o primo Arthur Wieczorek.
O estudante, que era natural do Tocantins, mas morava no Pará, pediu ajuda aos familiares e retornou a Palmas no dia 13 de outubro. "Assim que chegou em Palmas, ele já deu entrada em um hospital particular, e de prontidão, foi internado para investigar a situação", contou o primo.
Os médicos constataram a infecção, que segundo Arthur, progrediu.
Na última quinta-feira (19), o jovem foi transferido para outro hospital particular e encaminhado à UTI. "A infecção atacou os rins e o fígado dele, ele fez uma diálise no sábado, até que no domingo, os rins e o fígado pararam de funcionar e ele veio a óbito às 18h", lamentou o primo.
A causa da morte de Lucas Borba foi insuficiência renal e hepática. Segundo o familiar, os médicos tentaram recuperar a saúde do estudante "de todas as formas".
"Lucas era um exemplo para todos que estavam à sua volta, foi um exemplo nos estudos, na persistência e na luta pelos seus sonhos. Um grande ser humano." - Arthur Wieczorek, primo de Lucas
Lucas chegou a cursar engenharia civil, mas estudar medicina em uma universidade federal era o seu grande sonho. "Em 2022, ele alcançou esse tão almejado sonho".
O diretório acadêmico do curso de medicina da UFPA lamentou a morte do jovem. "Lucas, você ficará para sempre em nossas memórias! Descanse em paz! Você foi incrível".
O corpo do estudante foi velado na Câmara Municipal da cidade e o sepultamento realizado manhã de hoje (24), no cemitério de Nova Olinda.
Com informações do UOL