
“Estamos trabalhando intensamente para reestruturar o SUS no Estado pensando no seu desenho macro, na regionalização e na qualificação dos serviços. Para isso, precisamos de aporte de recursos federais novos”, foi o que destacou o secretário de Saúde, Cipriano Maia, durante reunião com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, e que contou com a participação de 16 deputados estaduais nesta quarta-feira (5).
Durante o encontro, além de apresentar diagnóstico da demanda das cirurgias eletivas no RN, da proposta e solicitação de aportes de recursos ao Ministério da Saúde, relatar as despesas executadas no fundo estadual de saúde e gestão do trabalho e da educação na saúde, o secretário respondeu diversos questionamentos feitos pelos parlamentares.
Entre os pontos abordados na pauta estiveram temáticas como o abastecimento dos hospitais, os leitos de UTI, questionamentos a respeito das cirurgias urológicas e ortopédicas, financiamento dos gastos, gestão em saúde, entre outros.
“Estamos fazendo mais com menos. Buscamos somar esforços com municípios e as forças políticas, toda a ajuda é bem-vinda. Um dos movimentos é a da profissionalização da gestão para ter mais efetividade e resolutividade, colocando sempre no centro do cuidado o paciente”, ressaltou Cipriano Maia.
Ao final, o presidente da Comissão de Saúde, deputado Galeno Torquato (PSD), apontou como positiva a ida do secretário da pasta à Assembleia. “Pudemos tirar todas as nossas dúvidas e, de pronto, recebemos todas as respostas”, disse.