Estacionamento Rotativo de Natal terá edital lançado hoje; veja como funcionará

01 de Março 2021 - 02h46
Créditos:

A Prefeitura do Natal vai publicar nesta segunda-feira (1º/03) o chamamento para a licitação de concessão para implantação de estacionamento rotativo em até 4.261 vagas nas ruas dos principais bairros comerciais da capital. A licitação foi formatada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e será realizada pela Secretaria Municipal de Administração (SEMAD).

Segundo a STTU, o serviço será disponibilizado nos bairros do Alecrim, Ribeira, Tirol e em algumas vias da Cidade Alta – na primeira etapa, totalizando 2.229 vagas – e Petrópolis, Ponta Negra, Lagoa Nova, Lagoa Seca e outras vias da Cidade Alta, na segunda etapa, totalizando 2.032 vagas. O funcionamento, de forma geral, será de segunda a sexta, das 08h às 18h, e aos sábados, das 08h às 13h, mas pode ocorrer ajustes a depender de cada via.

O cidadão que desejar estacionar em via pública nas áreas com estacionamento rotativo pagará R$ 2,00 por hora, nas duas primeiras horas, com pagamento fracionado, onde o cidadão pagará apenas pelo período utilizado. Será admitida a utilização por uma terceira hora, porém, como a ideia do estacionamento rotativo é estimular a rotatividade nas vagas em via pública em áreas comerciais, ocorrerá uma cobrança excepcional de R$ 10,00 pela utilização da terceira hora.

As formas de pagamento serão via aplicativo de celular e aquisição de créditos em pontos de venda credenciados ou com monitores da concessionária que estarão circulando nas vias onde o serviço será oferecido.

Além do gerenciamento do serviço, a concessionária será responsável pela sinalização das vagas, implantação de sistema informativo de quantidade de vagas disponíveis e implantação de atendimento ao cidadão.

Segundo a SEMAD, a abertura dos envelopes da licitação ocorrerá em 05 de abril, às 10h, no auditório da Secretaria, que fica localizado na Rua Santo Antônio, nº 665, Cidade Alta. Por ser uma licitação presencial, a permanência na sala de reuniões durante a sessão pública será controlada pelo Presidente da Sessão, devendo manter-se presente apenas um representante de cada empresa licitante, os membros da Comissão Permanente de Licitação e os demais, somente sob autorização. Todos os presentes à sessão devem seguir os protocolos de segurança com uso de máscaras, álcool em gel e guardando o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas.