Está na hora de Zezé se aposentar? Especialistas comentam pedido do público após voz desafinada

04 de Agosto 2023 - 03h14
Créditos:

"Luto por uma das vozes mais incríveis do nosso sertanejo". Essa e mais frases dos internautas lotam as redes sociais a cada vídeo que viraliza de Zezé Di Camargo desafinando durante shows. "Ou ele para de cantar ou ele muda os tons" disse o produtor técnico Dani Pires em entrevista ao R7, sobre o artista que está preocupando os fãs nos últimos tempos por causa da voz.

Para o especialista, o tempo fez com que o cantor perdesse a capacidade de atingir notas tão altas e agudas durante as músicas, o que fez com que o público se decepcionasse com o artista que, por anos, foi conhecido por ter uma das vozes mais potentes do sertanejo.

Desde que viralizou o primeiro vídeo de Zezé desafinando durante uma apresentação, o público não para de comentar que já está "na hora dele se aposentar" ou que precisa dar uma pausa na carreira para se cuidar.

"Ele já fez o que tinha que fazer pela música sertaneja, uma lenda viva, mas tomara que ele perceba logo que já é hora de parar", disse uma internauta. "Esses caras não admitem que a velhice chega para todos. Fica aí achando que ainda são garotos", comentou outra, "Está na hora dele se aposentar e cuidar da saúde, ao invés de ficar se desgastando mais ainda", falou mais uma.

Possíveis motivos da desafinação

Segundo Dani Pires, a idade realmente é um fator que pode afetar a voz dos artistas: "O Zezé foi perdendo a capacidade de atingir notas altas. Se a pessoa bebe ou fuma cigarro, isso também vai detonando a corda vocal, e chega uma hora que ela não consegue mais".

"No caso do Zezé e de cantores sertanejos, eu acho que o tempo é o pior inimigo deles. E, obviamente, a indústria musical vai reagir de acordo com o que gera grana", acrescentou.

Zezé realizou uma cirurgia nas cordas vocais há 15 anos, porém, para o especialista musical Marcelo de Assis, a quantidade de apresentações do artista, por ele ser um grande nome da música brasileira, somada ao envelhecimento do tecido vocal, podem ser os reais motivos da mudança notável na voz do artista.

Tratamento e truque para disfarçar a desafinação

Para casos como o do sertanejo, Assis sugeriu uma reabilitação fonoaudiológica para que seja verificada a ação muscular e, com isso, realizar uma investigação sobre as possibilidades funcionais da voz do artista.

Além disso, existem "truques" que podem ajudar o cantor. Dinho Ouro Preto, vocalista da banda Capital Inicial, também parou de conseguir atingir notas tão altas ao longo do tempo. Porém, para ajudá-lo, o grupo inteiro mudou a tonalidade das canções, para tons mais baixos e graves.

"Ao contrário de Dinho, Zezé ainda não tomou a decisão de abaixar os tons das músicas, e, por isso, ele continua com o problema de desafinação”" explicou Dani Pires.

Zezé deve se aposentar?

Apesar de tantos pedidos do público, Marcelo acredita que a decisão de Zezé de dar uma pausa na carreira ou até de se aposentar cabe apenas a ele. Além disso, ele disse que a procura por um profissional é fundamental nesse momento. "A vida de um artista é o palco e acredito que abrir mão de uma carreira teria que ser uma decisão muito bem pensada e planejada."

Já Dani Pires acredita que o sertanejo deveria ou parar de cantar, ou mudar os tons para resolver o problema. Isso porque dar uma pausa na carreira seria pior ainda, já que ele pararia de "trabalhar" a musculatura das cordas vocais. "Ele precisa cantar para elas não 'atrofiarem'", explicou.

Consequências da desafinação na imagem de Zezé como artista

Após tantos comentários negativos, fica claro que a voz de Zezé está afetando a imagem dele como artista. "Dependendo da desafinada, tem gente que não percebe. Agora, se for uma coisa muito esdrúxula, como está acontecendo, realmente fica claro e evidente", disse Pires.

Para o produtor, se Zezé não resolver o problema, pode ficar marcado como um artista que canta mal ao vivo, e isso pode gerar consequências negativas para ele, até mesmo financeiramente.

"Para gravar disco em estúdio você tem muita tecnologia, você consegue driblar isso fácil, agora, ao vivo, não. Se o público não estiver se importando e continuar pagando para ver o artista, a indústria musical segue. Porém, quando isso reflete na venda de ingressos, aí, realmente é uma coisa um pouco mais grave", finalizou.

Com informações do R7