Energia começa a ser retomada em bairros de Macapá e Santana

07 de Novembro 2020 - 07h55
Créditos:

Entre a madrugada e o início da manhã deste sábado (7), a maior parte dos bairros de Macapá e algumas áreas de Santana, na Região Metropolitana, tiveram o fornecimento de energia retomado. Este é o 5º dia de apagão no estado.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou nesta manhã que o sistema elétrico de Macapá voltou a ser conectado à rede de Transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), após terem sido concluídos os reparos em um dos transformadores da Subestação Macapá durante a madrugada. Com isso, segundo nota divulgada pela pasta, o retorno do fornecimento de energia será gradativo, “prezando pela segurança e confiabilidade do atendimento de energia elétrica aos consumidores”.

Por volta das 9h30, o ministro Bento Albuquerque iniciou reunião com agentes do setor elétrico visando o restabelecimento da energia. “A eletricidade já começa a chegar na casa dos amapaenses”, informou o ministério.

Segundo o ministério, estão atendidos 80 MW de cargas, o que representa cerca de 33% da carga típica para o horário, de 240 MW. “A tomada de carga pela rede de distribuição é feita gradativamente, com necessidade de manobras em campo, levando um tempo natural para aumento da carga”, disse nota da pasta.

O Ministério de Minas e Energia (MME), que lidera a retomada, tinha previsão de fornecimento para até 70% do estado durante esta madrugada. 

Cerca de 90% da população do Amapá ficou sem energia elétrica na última terça-feira (3), após um incêndio atingir a principal subestação do estado, responsável por alimentar 13 das 16 cidades amapaenses. O problema interferiu no fornecimento de água potável e causou falhas nas telecomunicações, além de prejuízos no comércio e filas em postos de combustíveis.

Fontes: G1 e Agência Brasil