Encontro do Audiovisual Potiguar promete fomentar cadeia da economia produtiva

26 de Agosto 2019 - 07h24
Créditos:

Começa nesta segunda-feira (26/08), o Encontro do Audiovisual Potiguar. O evento, que se estende até o dia 1º de setembro, promete fomentar a cadeia da economia produtiva do segmento com atuação em quatro eixos: formação voltada ao mercado audiovisual brasileiro; fórum audiovisual potiguar, com debate de políticas públicas voltadas para o setor; feira de produtos e serviços; e mostra da produção audiovisual do estado.

 

O evento acontece no Campus do IFRN Cidade Alta, sendo a primeira de suas atividades a realização de oficina com o pesquisador Marcelo Ikeda, que se estende até a sexta-feira (30).

 

No sábado e domingo, o Encontro do Audiovisual Potiguar terá grande programação com a realização do II Fórum do Audiovisual Potiguar e Mostra de Filmes Potiguares Jussara Queiroz. Essas atividades são gratuitas e tem como finalidade promover o network entre os realizadores, exibir o que há de melhor na produção potiguar contemporânea e fomentar discussões voltadas para o fortalecimento do setor.

 

O Fórum tem como objetivo mapear os agentes culturais ligados ao segmento no Rio Grande do Norte e promover uma ampla discussão sobre as políticas públicas específicas para o setor, além de propor diretrizes para o fomento do audiovisual para o estado e municípios, agregando realizadores, produtores, parlamentares e demais profissionais e pessoas interessadas no assunto.

O Encontro Audiovisual Potiguar é uma realização de Wallace Santos e Camará Filmes com apoio do Sebrae/RN. O evento conta com as parcerias da ABDeC/RN – Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte, IFRN Campus Cidade Alta e Cinemateca Potiguar.

PROGRAMAÇÃO: ENCONTRO DO AUDIOVISUAL POTIGUAR

Segunda à sexta-feira, 26 à 30 de agosto:

 

OFICINA: ECONOMIA E MERCADO DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL COM MARCELO IKEDA (RJ)

Local: IFRN Campus Cidade Alta – Sala 13

Horário: 18h30 às 22h

 

Sábado, 31 de agosto:

 

II FÓRUM AUDIOVISUAL DO RN

Local:  Auditório Principal do IFRN

 

8h - Cadastramento

 

9h - Apresentação do Encontro & II Fórum Audiovisual do RN

 

9h30 - Análise de Minuta do Edital do Núcleo de Produção Digital – NPD – RN

 

10h - Palestra sobre políticas públicas para o audiovisual no Brasil – com Marcelo Ikeda (RJ) & Lançamento do livro: Fissuras e Fronteiras: o Coletivo Alumbramento e o Cinema Contemporâneo Brasileiro, de Marcelo Ikeda

 

11h – FEIRA LIVRE DO AUDIOVISUAL POTIGUAR – APRESENTAÇÃO DE EMPRESAS E COLETIVOS AUDIOVISUAIS

Local: Auditório Principal do IFRN

 

12h30 - Intervalo

 

14h30  - Roda de diálogo com a Fundação José Augusto (FJA) – Governo do RN & Fórum Potiguar de Cultura R

 

16h30 – Roda de diálogo sobre a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) – Prefeitura do Natal & Fórum Potiguar de Cultura

 

18h – Intervalo

 

19h - MOSTRA JUSSARA QUEIROZ DE FILMES POTIGUARES

Local:  Auditório Principal do IFRN

 

Domingo, 1º de setembro

 

II FÓRUM AUDIOVISUAL DO RN

Local:  Auditório Principal do IFRN

Horário: 09 ÀS 12H

 

9h - Cadastramento

 

9h30 - Grupos de Trabalhos (GT´s) por Mesorregiões do RN

 

10h30 – Compartilhamento de Realidades Locais – Mesorregiões do RN & Discussão do II Fórum Audiovisual do RN, com elaboração de Carta de Demandas a serem encaminhadas aos órgãos Federal, Estadual e Municipais

 

12h - Encerramento