
O empresário Ruan Matheus, assim como diversos empreendedores, precisou se reinventar durante a pandemia de covid-19 para sobreviver. Fechou as quatro lojas físicas de roupa masculina, a Urban Zone Jeans, e migrou para as operações online.
Começou suas atividades na Shopee, plataforma de comércio eletrônico, gostou da oportunidade de comercializar para o Brasil todo (até então suas lojas estavam concentradas no Maranhão e Goiás), criou seu site e ingressou em outros marketplaces, como Amazon e Mercado Livre, e não parou mais.
Atualmente, morando em São Paulo, emprega 160 pessoas de forma direta e indireta, faturou R$ 3,9 milhões no ano passado, sendo 50% desse montante somente pela Shopee. A outra metade vem das vendas do próprio site e das outras plataformas. Para 2024, a previsão é de um incremento de 25% no faturamento.
6 dicas para vender bem na Shopee e outras plataformas
A pedido do UOL, Lima e Max prepararam algumas dicas para se ter sucesso na Shopee. Confira:
• Busque conteúdo, faça os cursos e participe dos webinars oferecidos pela Shopee.
• Navegue pela plataforma para conhecer seus concorrentes e ver a forma que eles trabalham.
• Monte seu anúncio e faça uma campanha para divulgar seu produto na plataforma.
• Faça as contas para precificar o seu produto corretamente para ter lucro.
• Invista em um site próprio para deixar a sua marca. "Normalmente, o consumidor lembra do marketplace no qual comprou, não da empresa. É preciso fidelizar o cliente e levá-lo até você", afirma Max.
• Faça uma boa descrição do produto com o máximo de detalhes. "A descrição é metade da venda. Bem feita, além de fazer a venda, mostra aos algoritmos o que você está vendendo", diz Max.
Com informações do UOL