Em visita ao RN, candidato a Presidência da Câmara defende Renda Cidadã

15 de Janeiro 2021 - 08h36
Créditos:

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), candidato à Presidência da Câmara dos Deputados, está cumprindo agenda em Natal nesta sexta-feira (15). Pela manhã ele participou de um café com a imprensa no Restaurante Mangai.

O parlamentar veio ao Rio Grande do Norte pedir o apoio dos deputados federais da bancada potiguar para a eleição da Presidência da Câmara, que ocorrerá no dia 1º de fevereiro, durante a abertura da 3ª Sessão da 56ª Legislatura do Congresso Nacional.

Na ocasião ele falou sobre os assuntos que considera prioridade para discussão dos deputados na Casa, entre eles o programa Renda Cidadã, que segue indefinido pelo Governo Federal diante da dificuldade de se encontrar uma fonte de receita para financiá-lo sem furar o teto de gastos (regra que não permite o crescimento das despesas acima da inflação do ano anterior).

“Temos que ter coragem de discutir o orçamento para criar um novo programa, seja ele Renda Cidadã, verde e amarelo, branco e verde, mas ele terá que ser criado para dar condições às pessoas que estão abaixo da linha da pobreza, fora do cadastro único e que a gente sabe que o recrudescimento da pandemia vai forçar ainda, por um tempo, a gente ter esse tipo de atitude, agora sem proselitismo político”, discursou Arthur Lira.

Sobre a disputa para a presidência da Câmara, ele disse, referindo ao candidato Baleia Rossi (MDB), que “quem quiser votar no candidato da outra chapa, tutelado pelo atual presidente, saiba que vai manter o sistema como está”.

“Talvez o deputado, para falar com ele [Baleia Rossi] vai ter que pedir permissão ao atual presidente [Rodrigo Maia] e consultar para ver se pode ou se não pode; no nosso caso não, a gente fala diretamente com os deputados há décadas naquele plenário, com muita retidão e na nossa história interna na Câmara, palavra dada é palavra cumprida”, acrescentou Lira.

Com ele participaram do evento o Ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e os deputados federais Benes Leocádio (PRB), Beto Rosado (PP), Carla Dickson (PROS), General Girão (PSL) e João Maia (PL).

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, também participou, além dos prefeitos Dr. Tadeu (Caicó) e o deputado estadual Albert Dickson (PROS), entre outras lideranças.