Dor no coração: Veja as 8 principais causas e o que fazer

24 de Abril 2022 - 04h06
Créditos:

A dor no coração está quase sempre associada ao infarto. Essa dor é sentida como um aperto, pressão ou peso sob o peito que dura mais de 10 minutos, que pode irradiar para outras regiões do corpo, como as costas, e geralmente está associada ao formigamento nos braços.


No entanto, dor cardíaca nem sempre significa ataque cardíaco, há outras condições em que o principal sintoma é dor no coração, como costocondriite, arritmia cardíaca e até mesmo distúrbios psicológicos, como ansiedade e síndrome do pânico. Saiba o que pode ser dor no peito.

Quando a dor no coração dura mais de 10 minutos e/ou vem com outros sintomas como tontura, suor frio, dificuldade para respirar, sensação de aperto ou queima no peito, e dor de cabeça severa, é importante procurar ajuda médica para que o diagnóstico e o tratamento sejam estabelecidos o mais rápido possível.

O que pode ser a dor no coração

Para identificar a possível causa da dor no coração e no peito, responda às seguintes perguntas:

A dor piorou com o tempo?

A seguir, as causas mais comuns de dor no coração e o que fazer em cada situação:

1. Excesso de gases

Normalmente esta é a razão mais comum para dor no peito, não tendo nenhuma relação com qualquer problema cardíaco. O acúmulo de gases é muito comum em pessoas que sofrem de prisão de ventre, em que gases em excesso empurram alguns órgãos abdominais e fazem com que haja sensação de dor no peito.

O que fazer: para eliminar o excesso de gases você pode fazer uma massagem na barriga, com movimentos circulares e de cima para baixo, ou deitar no chão, flexionar os joelhos e pressionar o abdômen. Além disso, pode-se consumir alguns chás que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, evitar o acúmulo de gases e promover sua eliminação, como chá de erva-doce e chá de hortelã- pimenta. Confira algumas opções de remédios caseiros para gases.

2. Ataque cardíaco

O ataque cardíaco é geralmente a primeira opção quando se trata de dor cardíaca, embora raramente seja de fato um ataque cardíaco apenas quando você sente dor no coração. É mais comum em pessoas com pressão alta, acima dos 45 anos, fumantes ou com colesterol alto.

O infarto é normalmente sentido como um aperto, mas também pode ser sentido como perfurado, derrubado ou queimando que pode irradiar para trás, mandíbula e braços, causando sensação de formigamento. Veja como identificar o ataque cardíaco.

O infarto geralmente acontece quando parte do tecido que reveste o coração morre, geralmente devido à diminuição da chegada de sangue oxigenado ao coração por causa do entupimento das artérias por placas de gordura ou coágulo.

O que fazer: Em suspeita de ataque cardíaco, é essencial que a ambulância seja acionada ou a pessoa seja encaminhada ao hospital ou pronto-socorro mais próximo para que os primeiros socorros possam ser iniciados. Em caso de perda de consciência, além de acionar a ambulância, é indicado iniciar massagem cardíaca. Verifique os primeiros socorros sobre suspeita de ataque cardíaco. 

3. Costocondrite

A costocondrite é caracterizada pela inflamação das cartilagens que ligam as costelas ao osso do esterno, que é o osso localizado médio da mama, o que pode acontecer devido à má postura, artrite, atividade física excessiva ou respiração profunda. Dependendo da intensidade da dor, a dor da costocondrite pode ser confundida com a dor sentida no infarto. Saiba mais sobre costocondrite.

O que fazer: neste caso, recomenda-se ficar em repouso e fazer uma compressa quente no local, pois assim é possível diminuir inflamações e sintomas. No entanto, em algum caos, especialmente quando a dor é muito forte e constante, o médico pode recomendar o uso de anti-inflamatórios.

4ª Pericardite

Pericardite é uma inflamação no pericárdio, que é a membrana que reveste o coração. Esta inflamação é percebida através de uma dor muito forte que pode ser facilmente confundida com as dores do infarto. A pericardite pode ser causada por infecções ou surgir de doenças reumatológicas como o lúpus, por exemplo. Conheça outras causas de pericocite.


O que fazer: É indicado que o cardiologista seja consultado para que o tratamento mais adequado seja iniciado, o que pode variar de acordo com a causa, e o uso de antibióticos, analgésicos e/ou anti-inflamatórios não esteroides pode ser recomendado.

5. Isquemia cardíaca

Isquemia cardíaca é a diminuição da passagem de sangue pelas artérias devido à presença de placas que eventualmente obstruem o vaso. Esta condição é percebida devido a fortes dores ou sensação de queimação no peito, que podem irradiar para a nuca, queixo, ombros ou braços, além de palpitação. Veja como identificar isquemia cardíaca.

O que fazer: É importante que o cardiologista seja consultado para que a causa da isquemia cardíaca seja identificada e o tratamento tenha começado. Em geral, o médico pode indicar o uso de medicamentos para reduzir a frequência cardíaca, dilatar vasos sanguíneos e/ou controlar a pressão arterial, e atividade física e dieta com baixo teor de gordura são recomendadas.

6. Arritmia cardíaca

Arritmia cardíaca é a frequência cardíaca inadequada, ou seja, batimentos cardíacos rápidos ou lentos, além de sentir-se fraco, tonto, mal-estar, palidez, suor frio e dor no coração.

A arritmia pode acontecer tanto em pessoas saudáveis quanto em quem já tem uma doença cardíaca instalada e tem como principais causas a pressão alta, doença cardíaca coronariana, problema da tireoide, exercício físico intenso, insuficiência cardíaca, anemia e envelhecimento. Saiba mais sobre arritmia cardíaca.

O que fazer: O tratamento para arritmia cardíaca recomendado pelo cardiologista pode variar de acordo com a gravidade e causa da arritmia, e o uso de medicamentos ou o uso de marca-passo pode ser indicado em alguns casos.

7. Síndrome do pânico

A síndrome do pânico é um distúrbio psicológico no qual há crises repentinas de medo que causam sintomas como falta de ar, suor frio, formigamento, perda de controle sobre si mesmo, zumbido no ouvido, palpitações e dor no peito. Geralmente essa síndrome ocorre mais em mulheres no final da adolescência e início da vida adulta.

A dor sentida na síndrome do pânico é várias vezes confundida com a dor do infarto, mas existem algumas características que os diferenciam. A síndrome da dor no pânico é aguda e concentrada no peito, peito e pescoço, enquanto a dor do infarto é mais forte, pode ser irradiada para outras regiões do corpo e dura mais de 10 minutos. Aprenda a reconhecer a síndrome do pânico.

O que fazer: É importante seguir a orientação do psiquiatra, que geralmente envolve o uso de antidepressivos e medicamentos ansiolíticos, que ajudam a promover o alívio dos sintomas, além de ser importante também fazer psicoterapia regularmente.

8. Ansiedade

A ansiedade pode deixar a pessoa improdutiva, ou seja, incapaz de realizar tarefas simples do dia-a-dia. Nos ataques de ansiedade há aumento da tensão do músculo costela e aumento do batimento cardíaco, o que faz com que haja sensação de aperto e dor no coração.

Além da dor no peito, outros sintomas de ansiedade são respiração rápida, batimentos cardíacos rápidos, náuseas, mudança na função intestinal e muita sudorese. Conheça outros sintomas de ansiedade.

O que fazer: Dependendo da intensidade, é possível aliviar os sintomas de ansiedade através de chás calmantes como chá de camomila ou chá linden, por exemplo. No entanto, quando crises de intensidade são frequentes, o médico pode indicar o uso de ansiolíticos ou antidepressivos.

Com informações do Rede Brasil News.