Dois tradutores e mala extraviada: o que se sabe sobre sumiço de brasileiro na Suíça

18 de Novembro 2023 - 10h01

A família do empresário brasileiro Márcio Rodrigues da Silva, 44, de Itupeva (SP), afirma que ele era acostumado a fazer negócios internacionais, mas essa era a primeira vez que ele foi à Suíça para tratar de trabalho. Ele contratou dois tradutores, segundo a esposa. O empresário está desaparecido desde o dia 8 e o Itamaraty acompanha o caso.

Márcio viajou no dia 7 de novembro, pousando em Zurique no dia seguinte. O último contato dele com a família foi por um áudio enviado à esposa, em tom preocupado, em que o empresário afirma que teve o passaporte recolhido e que acreditava ter caído em uma cilada.

"Ora por mim, porque eu acho que caí numa cilada. Meu Deus, daqui a uma meia hora eu vou saber o que vai acontecer comigo. Eles disseram que em 15 minutos, meia hora, me trazem o passaporte. Só que eu estou esperando aqui há quase quatro horas. Encontrei com eles, eles tiraram foto do meu rosto, trouxeram uma máquina para fazer as minhas digitais e levaram meu passaporte para fazer um scanner", diz áudio do empresário.

Ele ficaria só dois dias no país, resolvendo questões burocráticas de um novo investimento que ele havia feito pela internet, segundo afirmou a esposa, Ana Lúcia Silva. Ele precisava assinar os documentos pessoalmente. Após esse período, seguiria para a Espanha onde daria um treinamento. O empresário atua no ramo de produtos terapêuticos.

Os familiares não sabem se ele chegou a encontrar com os tradutores. Duas malas pertencentes a Márcio foram extraviadas e ainda não foram localizadas, segundo a família.

Após perder o contato com o marido logo após ele chegar no aeroporto de Zurique, Ana Lúcia registrou um boletim de ocorrência de desaparecimento em São Paulo. "Estão investigando, mas ainda não nenhuma notícia concreta. As imagens das câmeras de segurança do aeroporto foram solicitadas, mas ainda não tivemos acesso." Segundo a esposa, um advogado foi contratado em Zurique para acompanhar o caso de perto.

O Ministério das Relações Exteriores acompanha o caso.

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que a esposa de Márcio foi ouvida no Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP). "A autoridade policial encaminhou o caso à Polícia Federal, que investiga o desaparecimento com apoio da Interpol."

Com informações de UOL