Doença misteriosa deixa centenas hospitalizados na Índia

07 de Dezembro 2020 - 08h22
Créditos:

Pelo menos uma pessoa morreu e outras 227 foram internadas desde sexta-feira (4) devido a uma doença misteriosa em Eluru, no estado de Andhra Pradesh, sul da Índia.

De acordo com equipes de saúde locais, os pacientes apresentam diversos sintomas, como náuseas, convulsões e perda de consciência. A causa da doença na cidade de Eluru ainda está sendo investigada.

No momento, a Índia é o segundo país mais atingido pelo novo coronavírus no mundo, e o estado de Andhra Pradesh, onde acontece o surto da doença desconhecida, está entre os mais afetados pela covid-19 no país, somando mais de 800 mil infecções.

Até agora, autoridades e médifocs descartam que as internações misteriosas estejam relacionadas à covid-19. O ministro da Saúde, Alla Kali Krishna Srinivas, afirma que todos os pacientes testaram negativo para o novo coronavírus.

“As pessoas que ficaram doentes, principalmente as crianças, de repente começaram a vomitar após reclamar de dor dos olhos. Alguns desmaiam ou convulsionam”, contou um médico do hospital público de Eluru ao The Indian Express.

Entre os 227 internados, 70 tiveram alta e os outros 157 ainda estão no hospital.

Segundo o ministro-chefe do Estado, Jaganmohan Reddy, equipes médicas especiais estão indo a Eluru para investigar a causa da doença.

O médico Alla Kali Krishna Srinivas disse que nenhuma evidência de infecção viral foi indicada nas amostras de sangue dos pacientes. "Descartamos a contaminação da água ou poluição do ar como causa depois que as autoridades visitaram as áreas onde as pessoas adoeceram", disse ele. "É uma doença misteriosa e apenas análises de laboratório vão revelar exatamente o que é".

Por outro lado, o partido de oposição Telugu Desam insiste que a doença misteriosa foi causada por contaminação e solicitou uma investigação ampla acerca do incidente.

Fontes: G1 e Terra