Doce, salgado ou em creme: conheça o super poder do abacate

10 de Janeiro 2024 - 13h23
Créditos: Reprodução

Ele já foi considerado o vilão das receitas, mas hoje é o queridinho dos nutricionistas. É super versátil e pode se encaixar entre doces, salgados e gelados. O abacate é uma fruta que auxilia na perda de peso e traz saciedade, o que o transforma em uma ótima opção para quem tenta se ajustar a um planejamento alimentar.

O abacate é uma fruta rica em gordura que auxilia no funcionamento do nosso organismo como fonte de energia (cada 100g de abacate tem 76Kcal), além de ser uma ótima fonte de vitaminas  A, C, E e complexo B, e minerais como potássio, fósforo e magnésio.

Isso quer dizer que ele é um dos alimentos com alto índice de vantagens para a dieta e traz uma série de benefícios para o nosso organismo.

Exemplos desse poder: o abacate auxilia na saúde cardiovascular, ao ajudar a aumentar o colesterol HDL ("colesterol bom") e por ser rica em antioxidantes impede o acúmulo do colesterol LDL ("o ruim") em nossas artérias.

"O abacate também auxilia a nossa pele (por ser rica em vitaminas C e E), no funcionamento do intestino (rica em fibras), auxilia também nos nossos ossos e dentes (por ser rica em minerais), auxilia na visão (Vitamina A), e fortalece o nosso sintema imunológico (contém vitaminas B5, B6 e C)", relembra a nutricionista Monique Guerra.

Não existem restrições para o consumo do abacate, os especialistas usam apenas a palavra moderação, pois, mesmo sendo um alimento rico em vitaminas e minerais e com inúmeros benefícios à saúde, quando em excesso, pode trazer algum problema ao organismo. Quanto ao horário, tudo vai depender do paladar e de como a pessoa goste de consumi-lo.

E como consumir o abacate de forma criativa? Já que estamos em férias, podemos usá-lo em sorvetes, cremes, mousses, vitaminas e shakes.

Com informações de R7