Dias muito quentes exigem hidratação e frutas, diz nutricionista

16 de Novembro 2023 - 08h30
Créditos:

As altas temperaturas registradas em grande parte do Brasil demandam das pessoas um consumo maior de água. Outra opção para enfrentar os efeitos do calor intenso é se alimentar de frutas geladas e congeladas, prática que vem ganhando adeptos. Uva, abacaxi e melão, por exemplo, podem ser colocados na geladeira e, logo após, consumidos. As dicas são da nutricionista Fernanda Leister. De acordo com a profissional, nas refeições cotidianas, o cardápio deve ser mais leve, incluindo saladas.

“Com o calor excessivo, a principal preocupação das pessoas deve ser com a hidratação, reforçando o consumo de água. Andar com uma garrafinha é fundamental, pois, se a pessoa sair para um compromisso e demorar a retornar, isso vai auxiliar”, afirma a profissional que atua na Hapvida NotreDame Intermédica. O consumo também pode ser diversificado, segundo a especialista. A inclusão de água com gás e sucos naturais é uma alternativa viável.

As frutas também ganham espaço no cardápio. “Frutas ricas em água ajudam na hidratação. Podemos citar o abacaxi, o melão e a melancia, além da laranja e da mexerica. Há dois efeitos nesse consumo: ajudam na hidratação e são refrescantes”, avalia.

Recentemente, vem aumentando a procura por frutas congeladas. Fernanda cita como exemplo a uva, cujo consumo vem aumentando nessas condições. Outro benefício é que, em baixas temperaturas, alimentos similares costumam durar mais tempo.

Esse cardápio pode gerar hábitos mais saudáveis. Uma prática indicada pelos profissionais é consumir frutas ao menos cinco dias por semana. Porém, apenas 1/3 dos brasileiros têm esse costume, segundo pesquisa feita pelo Ministério da Saúde há dois anos.

Segundo Fernanda, uma tendência nos dias muito quentes é a redução do apetite. “É natural que a pessoa tenha menos vontade de comer. Então, tanto para o almoço quanto para o jantar, é recomendável optar por um prato bem rico em salada e folhas”, sugere.

Carnes mais leves – como frango ou peixe – são indicadas, assim como o ovo. “São alimentos que trazem uma sensação de bem-estar, logo após serem consumidos”, afirma.