Dia do Orgulho Nerd terá evento gratuito em Natal neste sábado

22 de Maio 2019 - 08h41
Créditos:

No dia 25 de maio, o mundo todo comemora o "Dia do Orgulho Nerd", também conhecido como o "Dia da Toalha". E a capital potiguar não ficará de fora desse evento do calendário mundial que celebra os games, filmes de ficção científica, quadrinhos e tecnologia relacionados à cultura pop. Neste sábado (25), o SebraeLab receberá o Natal Geek Day, das 8h até às 14h, no bairro de Lagoa Nova, na sede do Sebrae-RN.

O evento contará com museu de games antigos, jogos de tabuleiro e card games, feira de produtos geek, robôs, arte digital, realidade aumentada, jogos desenvolvidos por alunos da SuperGeeks Natal, apresentação das plataformas CS Plus e do jogo destaque da Brasil Game Show, Dolmen, da desenvolvedora potiguar Massive Work Studio. 

Os visitantes ainda participarão de sorteios e poderão se divertir em oficinas gratuitas de desenho em quadrinhos, robótica e Scratch para crianças entre 8 e 14 anos. Nela, os participantes aprenderão noções básicas de Scratch, espécie de programação em bloco a partir da qual os meninos e meninas desenvolverão projetos próprios.

"A gente espera um grande público. Crianças e jovens do mundo todo tem tido cada vez mais interesse em aprender sobre as novas tecnologias, os profissionais entendem que a atualização de seus conhecimentos é fundamental e isso tem tornado o aprendizado desses temas cada vez mais frequente. Por isso, vamos reunir nerds e geeks de todas as idades para aprender e celebrar essa revolução", afirma Claudine Gomes, sócia da SuperGeeks Natal e uma das organizadoras do evento.

Workshop

O Natal GeekDay receberá ainda o workshop Tecnologia e Educação: desenvolvendo habilidades, iniciativa que reunirá programadores, educadores, estudantes, pais e entusiastas da tecnologia e novas ferramentas voltadas para educação. 

As palestras serão realizadas por especialistas em diversas áreas da tecnologia e vão desde o ensino da computação para crianças no Brasil, com o fundador da maior rede de escolas de programação para crianças, Marco Girotto, o uso de recursos tecnológicos para o ensino da matemática, jogos como ferramenta de ensino, gamificação, além do uso da programação em profissões tradicionais. 

Para participar do workshop, as oficinas ou visitar os eventos no SebraeLab, os interessados devem realizar a inscrição gratuitamente através do link: http://bit.ly/NatalGeekDay para garantir a vaga. O evento conta com o apoio do SebraeLab.

Confira a programação do workshop:

9h30 - Abertura do Natal Geek Day;

9h45 - Ensino da computação para crianças no Brasil;
Palestrante: Marco Giroto, programador, fundador da SuperGeeks e desenvolvedor da plataforma CS Plus.

10h - Plataforma Obama e os recursos tecnológicos para o ensino da matemática;
Palestrante: Prof. Dr. Dennys Leite Maia: Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação UFRN/IMD, docente no Curso de Graduação em Tecnologia da Informação e no mestrado em Inovação em Tecnologias Educacionais, além de pesquisador na área de educação com foco na matemática.

10h25 - Experiência em sala de aula: o estudo da tecnologia e a importância dos jogos digitais para crianças com dificuldades de aprendizagem;
Palestrante: Karina de Sena Pegado IInicki, especialista em neuropsicopedagogia clínica e institucional, administração, supervisão e orientação educacional ESAP e mestranda em Inovação Tecnológica Educacional.

10h50 - Tecnologias digitais para mediação do conhecimento e gamificação no ensino médio;
Palestrantre: Ivana Lima, mestre em Design pela UFRN e professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Curso de Multimídia do IFRN.

11h15 - Profissões transformadas: programação na atuação profissional
Palestrantes: Abinoam Praxedes Marques Junior, médico anestesiologista e organizador da Comunidade Ruby/RN;

11h30 - Ganhos e oportunidades do aprendizado da programação para adolescentes;
Palestrante: Emmanuelle Richard, programadora em Ruby, palestrante e cordenadora do Projeto W3E - Womem Winning the Wold with Equity.

13h30 - Encerramento