Dezembro Verde: mês reforça combate ao abandono e maus-tratos a animais

14 de Dezembro 2023 - 14h50
Créditos:

No mês de combate ao abandono animal, a conscientização sobre a causa é fortalecida. Através de ações educativas, a campanha Dezembro Verde leva a população a refletir sobre a importância do animal de estimação e da guarda responsável.

Embora não haja estatísticas oficiais, uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de abandono no Brasil. 

A médica-veterinária e conselheira do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, Indyanara Altoé, explica que a maioria dos motivos para o abandono se direciona a fatores como impulsividade na hora de adotar, falta de conhecimento sobre as necessidades do animal e falta de planejamento a médio e longo prazo, envolvendo rotina, dinheiro e tempo. 

“Quando cães e gatos são abandonados, eles contribuem com a disseminação e manutenção de doenças, inclusive as de caráter zoonótico, aquelas que são transmitidas para humanos. Além disso esses animais podem provocar acidentes como os de trânsito e o ataque a pessoas, brigas entre animais na rua, além de viabilizar a proliferação de carrapatos e pulgas”, ressalta ela. 

Independente da causa para o abandono, essa ação se configura crime previsto na Lei federal nº 9605/98. Como forma de coibir ainda mais essa prática, em 2020 foi aprovada a Lei Federal nº 14.064/20, a qual prevê pena, em decorrência de maus-tratos, de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda de animais.

Indyanara Altoé destaca que o médico-veterinário tem um papel fundamental na conscientização sobre o abandono. “Seja na hora da compra, adoção ou em qualquer oportunidade, os profissionais devem sempre orientar as famílias com relação ao momento da escolha do pet até os cuidados para a saúde e o bem-estar ao longo da vida do animal,” conclui a conselheira do CRMV-RN. 

Para denunciar o abandono de animais ligue:
Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista  - DEMAATUR - (84) 3232-7402