Detran inicia trabalho educativo informando que radares na Via Costeira voltarão a funcionar até o final de julho

27 de Junho 2022 - 11h38
Créditos:

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou na tarde desse domingo (26) o trabalho educativo alertando motoristas a respeito da ativação de radares de velocidade que passarão a funcionar na Via Costeira até o final do mês de julho. A medida tem como foco a redução de acidentes e a preservação da vida de condutores e pedestres que trafegam naquela rodovia.

O subcoordenador de Educação de Trânsito do Detran, Flávio Câmara, informou que dezenas de veículos foram parados pela blitz educativa composta por uma equipe de servidores do setor de Educação do Detran. Na ocasião, os motoristas recebiam informações sobre a ativação dos radares de velocidade, que foram instalados na Via Costeira, e devem iniciar a operação de fiscalização no mês de julho.

“Além das placas informando sobre o monitoramento eletrônico da Via Costeira e da velocidade máxima informada em todos os trechos, previamente o Detran iniciou um trabalho educativo alertando os condutores sobre a ativação dos radares e reforçando as atitudes de obediência a sinalização, respeitando, principalmente, o limite de velocidade estabelecido na Via Costeira”, explicou Flávio Câmara.

O trabalho educativo desenvolvido pelo Detran age antes mesmo da ativação dos redutores de velocidade eletrônico, buscando informar e conscientizar os motoristas sobre a importância de obedecer a sinalização de trânsito. Novas blitzen educativas serão realizadas pelo Detran na Via Costeira antes de colocar em funcionamento a fiscalização eletrônica.

Outra via que vai receber o mesmo trabalho educativo é a Avenida João Medeiros Filho, que junto a Via Costeira, serão as primeiras a entrar em atividade o sistema de fiscalização por radar.

No total, a fiscalização eletrônica vai monitorar 76 faixas de rolamento situadas nas avenidas Engenheiro Roberto Freire (RN 063), Via Costeira (RN 301), Rota do Sol (RN 063), Av. João Medeiros Filho (RN 302) e o prolongamento da Av. Prudente de Morais.

Estão sendo instalados equipamento modernos de monitoramento, compreendendo Controlador Eletrônico de Velocidade (CEV), que age disciplinando a velocidade máxima estabelecida na via; Redutor Eletrônico de Velocidade (REV), responsável por monitorar pontos onde a velocidade deve ser reduzida abaixo do que se estabelece o padrão da rodovia; e o Controlador Eletrônico Misto (CEM), que funciona fiscalizando avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestre e velocidade ao passar pelo cruzamento.