Detran inicia ações de educação e fiscalização na Operação Verão 2020

04 de Janeiro 2020 - 12h45
Créditos:

A Operação Verão 2020 foi deflagrada pelo Governo do Estado nessa sexta-feira (03) e o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) já iniciou os trabalhos de educação e fiscalização de trânsito na área litorânea do Rio Grande do Norte. O objetivo do diretor-geral do Detran, Jonielson Pereira, é somar forças com as demais instituições envolvidas na Operação com o intuito de promover um verão seguro para os potiguares e turistas que visitam o Estado.

As ações de segurança no tráfego de veículos pelas vias litorâneas já vinham sendo realizadas pelo Detran desde o início do mês de dezembro quando o trânsito é ampliado nas praias do Estado. Agora com a deflagração oficial da Operação Verão 2020, as intervenções serão intensificas na orla.

O diretor do Detran, Jonielson Pereira, informou que o órgão está atuando em duas frentes conjuntas que une educação para o trânsito e as medidas de fiscalização de condutores e veículos. Um ponto importante que vem sendo alvo das fiscalizações é o trânsito irregular de automóveis pela faixa de areia de praia, o que compromete a segurança de banhistas.

Já nas medidas educativas o Detran vem com blitzen em locais de maior movimento de veículos alertando os condutores sobre direção defensiva, Lei Seca, itens de segurança veicular, necessidade de conduzir veículo com a documentação regular do condutor e do automóvel, locais proibidos de tráfego, perigos de conduzir em velocidade superior a máxima prevista para a via, e outras condutas que agem na prevenção de acidentes.

Nessas situações o Detran age com o teatro educativo para o trânsito, entrega de folders com informações de segurança, distribuição de brindes com mensagens pedagógicas para o trânsito e abordagens conversando diretamente com o condutor.

A Operação Verão 2020 envolve, além do Detran, as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Itep, Idema, e as secretarias de Educação, Saúde, de Mulheres, e a Administração Penitenciária.