Deputado solicita em regime de urgência presença da defesa civil em São Vicente

28 de Março 2019 - 03h43
Créditos:

Após as fortes chuvas na cidade de São Vicente e a veiculação na imprensa do arrombamento de quatro açudes de pequeno porte no município, o deputado Vivaldo Costa (PSD) encaminhou requerimento solicitando restauração dos reservatórios rompidos, terça-feira 26 de março. O parlamentar pediu que seja acionada a defesa civil para verificação de outros reservatórios que necessitem de manutenção em São Vicente e nas demais cidades da Região do Seridó. O documento foi encaminhando em caráter de urgência para a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) e o Secretário do Meio ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti e ao diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas – IGARN, Francisco Caramuru Paiva.

 

"As reservas hídricas potiguares dão sinais de recuperação. Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) – órgão que monitora 47 barragens e açudes com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos – o volume de água acumulado nestes primeiros meses do ano já é o dobro do que existia nos reservatórios no mesmo período do ano passado", contou Vivaldo.

 

No município de São Vicente, as chuvas somente este ano, já vêm totalizando 626 mm, dados oficiais do pluviômetro afixado na EMATER. As chuvas desta terça-feira (26) contabilizaram, em alguns pontos da cidade, 140 milímetros.