
A situação da saúde pública do Rio Grande do Norte em função da pandemia do novo coronavírus e a importância da renovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para a economia do Estado, foram destacados pelos líderes da Assembleia Legislativa, em sessão remota realizada nesta terça-feira (9).
O deputado Tomba Farias (PSDB) pediu melhorias nos processos que regulam o funcionamento da saúde do RN. “A regulação de pacientes do interior para Natal está muito falha. Ela é feita por e-mail e na minha opinião deveria ser por telefone ou WhatsApp. Nem todo mundo vê e-mail. As pessoas são encaminhadas e ficam esperando. Conversei com o prefeito de Vera Cruz e uma paciente de lá chegou a falecer aguardando esse processo. Onde estão os respiradores? Precisamos repensar o Estado. Precisamos de união para chegarmos a uma medida que precisa ser tomada sobre a saúde”, disse.
Ainda na temática, o deputado Kelps Lima (SDD) falou sobre o calote recebido pelo Governo do RN na compra de respiradores na China. “Precisamos proteger os cofres públicos do RN. Se a governadora não tirar o Estado do Consórcio Nordeste e suspender o repasse que é feito, ela estará dizendo que concorda com os desmandos que houve”, destacou. O deputado pediu um posicionamento da chefe do Executivo Estadual, destacando a necessidade que a saúde do RN tem dos recursos que são repassados para o consórcio.