No seu pronunciamento durante a sessão plenária desta quinta-feira (21), o deputado Sandro Pimentel (PSOL) fez críticas à reforma da previdência, cujo texto foi remetido ao Congresso Nacional pelo presidente Jair Bolsonaro. O parlamentar elencou vários pontos dos quais discorda e apresentou suas justificativas.
“Para começar, não considero reforma, mas umas ‘deforma` previdenciária, porque reforma é para melhorar e corrigir, o que não é o caso”, criticou Sandro Pimentel. O deputado afirmou que ao entregar o projeto para apreciação do Congresso, o Governo Bolsonaro comprovou que não tem compromisso com as mulheres, com o povo trabalhador e com o homem do campo, se confirmando como um compromisso com o grande empresariado e as grandes corporações.
O parlamentar elencou pontos dos quais discorda: o aumento da idade mínima para homens e mulheres; aumento da idade e do tempo de contribuição para professores, bem como as alíquotas para servidores públicos, entre outros pontos.
“Nesta primeira medida, do aumento da idade, já ataca de cara as mulheres, lhes condenando a um tempo maior para a aposentadoria. Se o presidente e sua equipe não sabem, as mulheres além de cumprir suas tarefas laborais, ainda têm uma nova carga horária quando chegam em casa”, justificou o parlamentar.