Deputado circula na Câmara vestido com calção, meião e camisa de time

09 de Setembro 2021 - 08h07
Créditos:

O deputado federal Boca Aberta (Pros-PR), como é conhecido Emerson Petriy, demonstrou nesta quarta-feira (8), dia de trabalho e votações importantes, seu pouco apreço às exigências de trajes adequados para frequentar a Câmara dos Deputados.

Ele circulou no Salão Verde da Câmara vestindo calção, meião e tênis e uma camisa do seu time do coração, o Londrina, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

O artigo 272 do Regimento Interno da Câmara e o Ato da Mesa nº 63, de 1980, definem que o traje indicado para os deputados é o passeio completo (calça, camisa, paletó e gravata). Para as mulheres, o uso de tailleur (blazer e saia) ou vestidos e sapatos sociais.

De acordo com esses dispositivos, trajes típicos regionais são aceitos, desde que atendam às normas do decoro parlamentar, mas não é permitido o uso de jeans, tênis ou chinelos.

Pompeo de Mattos: trajes típicos são permitidos.

O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) certa vez chegou a ser barrado na Câmara, ao se apresentar vestindo trajes típicos gaúchos, que são aceitos por não desrespeitarem o decoro parlamentar.

De acordo com a Câmara, durante a época do ano em que ocorre a cerimônia de posse, a temperatura em Brasília costuma ser alta, por isso recomenda o uso de “roupas confortáveis”, não cita entre estas calção, tênis e camiseta de time de futebol.

Diário do Poder