Demissão de Jean Paul Prates da Petrobras é dada como certa no governo

05 de Abril 2024 - 07h14
Créditos: Ricardo Stuckert/PR

 

A demissão de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras já é dada como certa dentro do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo apurou o site Poder360, a expectativa de governistas é de que o presidente se reúna com o CEO da estatal e comunique a decisão nos próximos dias.

A queda de Prates é considerada tão certeira na Esplanada que parte do governo já se movimenta para emplacar o presidente doBNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, no cargo.

O Poder360 apurou que uma 1ª sondagem a Mercadante já teria sido feita pelo Executivo. A resposta foi negativa, por enquanto, sob a justificativa de que Prates continua no cargo e não seria de bom tom aceitar a vaga enquanto a cadeira ainda está ocupada. 

Nos bastidores, porém, já há uma movimentação do presidente do banco de fomento de olho no cargo. Uma ala do governo comprou a ideia e tem defendido Mercadante como o melhor nome. 

A situação de Prates no comando da estatal de petróleo é vista como insustentável. O atual presidente da Petrobras pediu uma reunião com Lula para discutir a situação. Ainda não há uma data definida para o encontro.

Prates estari insatisfeito com a falta de apoio de Lula aos ataques que tem recebido de integrantes do governo, sobretudo do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia). Ameaça pedir demissão caso não tenha um respaldo maior do Planalto.

Com informações de Poder 360