Deicor: queda de 35% no ataque a bancos e aumento de 72% de prisões em 2019

18 de Abril 2019 - 04h27
Créditos:

A governadora Fátima Bezerra visitou nesta quarta-feira, 17, as instalações da Divisão Especializada em Investigação Combate ao Crime Fiscal Organizado – Deicor. Fátima foi recebida pelo diretor, delegado Erick Gomes e pelos delegados Marcuse Cabral e Ana Laura, agentes e escrivães.

O diretor Erick Gomes informou a governadora sobre as ações no âmbito da Deicor nos três primeiros meses de 2019. Em relação ao mesmo período do ano anterior houve redução do ataque a bancos em 35%, aumento de 72% no número de prisões e aumento de 220% a quantidade de armas apreendidas.

A governadora lembrou que foi sindicalista e fundadora do Fórum dos Servidores Estaduais e sempre esteve ao lado da luta dos policiais civis por melhores condições de trabalho e de salário. Hoje a Polícia Civil do RN está entre os quatro estados com pior remuneração. “Expresso publicamente meu agradecimento à Polícia Civil pelo trabalho e resultados apresentados nestes primeiros três meses. Isto se deve a muita dedicação, compromisso, planejamento, foco e gestão dos agentes da segurança pública”, afirmou a governadora.

Fátima enfatizou a importância do trabalho dos servidores do sistema de segurança pública que inclui policiais civil, militares, agentes penitenciários e servidores do Itep. “Nós estamos colhendo bons resultados. Os agentes tem funções muito importantes, eles lidam com a vida das pessoas, ajudam a proporcionar paz às famílias”, argumentou registrando sua condição de servidora pública, tanto como professora, quanto como governadora, e reforçando que o governo vai continuar avançando, enfrentando as dificuldades agindo para superá-las. Inclusive atuando junto ao governo federal para liberação de novos recursos para equipamentos, aumento do efetivo e valorização profissional.

REFERÊNCIA NACIONAL

Os resultados apresentados pela equipe da Deicor - que além dos três delegados é composta por 38 agentes e escrivães - passa a ser referência nacional. As operações “Marco Zero”, de combate a explosões a unidades bancárias e “Forasteiro”, que identificou pessoas envolvidas no corte de caixas eletrônicos com maçarico, serão apresentadas como modelo no Encontro Nacional de Policiais Operacionais do Brasil que acontece no próximo mês de junho no Mato Grosso do Sul.

PLANO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

As medidas para melhorar a segurança pública incluem a elaboração do Plano Estadual de Segurança. A governadora disse que até o próximo mês de julho o plano deverá estar concluído após ampla discussão com todos os setores da sociedade. “Nos próximos dias estaremos publicando o decreto que vai instituir a comissão de elaboração do plano.     A comissão será coordenada pelo vice-governador Antenor Roberto. Nos meses de maio e junho estaremos dialogando com instâncias representantes da sociedade em todo o estado. Teremos um plano representativo e que contemplará o que realmente a sociedade almeja”, informou.

Na visita à Deicor a governadora esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto, da delegada-geral de Polícia Civil, Ana Cláudia e do presidente do Sindicato dos Policiais Civil, Nilton Arruda.