Defesa de Lula pede extensão de suspeição de Moro a outros dois processos

06 de Abril 2021 - 03h36
Créditos:

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a extensão de suspeição dada ao ex-juiz Sergio Moro —no caso envolvendo o tríplex do Guarujá (SP)— a outros dois processos que tratam de um imóvel para o Instituto Lula e do sítio de Atibaia (SP).

Na ação, a defesa do petista argumenta que a parcialidade de Moro na condução do processo que culminou na condenação de Lula "repercutiu de forma determinante nas outras duas ações penais mencionadas". Afirma ainda que "os processos foram analisados simultaneamente pelo ex-juiz, o que, segundo a defesa, torna impossível desassociar os casos".

Em março, a maioria dos ministros do STF votou a favor da suspeição do ex-juiz no processo pelo julgamento em que condenou Lula envolvendo o tríplex. No julgamento, os ministros restringiram a análise à atuação de Moro apenas no caso do tríplex — sem discutir o caso do sítio de Atibaia, no qual Lula foi condenado em Curitiba (PR).

No documento, a defesa de Lula justifica ainda que, além de expressa previsão legal, há diversos precedentes da Suprema Corte que admitem a medida favorável ao acusado em favor de terceiros em igual situação jurídica, diante da necessidade de "tornar efetiva a garantia da equidade".

Com informações de UOL