Debate alusivo ao dia da Saúde marca lançamento da Frente Holística do RN

20 de Maio 2019 - 16h00
Créditos:

Buscando debater temas relacionados à Saúde que sejam de interesse da sociedade potiguar, a Assembleia Legislativa lança nesta segunda-feira (20), às 14h, a Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. A ‘Frente Holística do RN’, como também será chamada, surge por iniciativa do deputado Ubaldo Fernandes (PTC), em associação com os parlamentares Dr. Bernardo (Avante) e Vivaldo Costa (PSD).
 
“A Frente será responsável por acompanhar, sugerir e analisar proposições e programas que disciplinem todos os assuntos referentes à inclusão das Terapias Integrativas no Estado”, justifica Ubaldo em documento apresentado à Mesa Diretora da Casa.
 
Caberá também à Frente Holística, dentre outras ações, realizar eventos com o objetivo de debater as terapias interativas e sua importância para a área da Saúde; articular e integrar as iniciativas e atividades da Frente Parlamentar com as ações de Governo e das entidades da sociedade civil de defesa das terapias integrativas; estimular e divulgar as pesquisas acadêmicas e científicas referentes às terapias integrativas sob a visão de novos paradigmas.
 
A medicina holística é aquela que visa a reeducação e o reequilíbrio do corpo como um todo, o que implica um conjunto de exercícios e até dietas, proporcionando o equilíbrio natural dos sistemas cardiovascular, respiratório, osteoarticular, nervoso e digestório, além do estado mental, emocional e espiritual - sem recorrer a cirurgias, medicamentos e outros métodos invasivos. Em geral, a técnica é indicada para prevenção e tratamento de desordens ocupacionais, ortopédicas, reumáticas ou posturais.
 
Na ocasião do lançamento da Frente Holística do RN, nesta segunda-feira, acontece também uma audiência pública alusiva ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.