De olho em 2024, governo Lula usa “caravana federativa” para cooptar prefeitos

07 de Novembro 2023 - 05h52
Créditos:

De olho nas eleições do ano que vem, o governo Lula vem utilizando um evento público para tentar cooptar prefeitos.

Segundo reportagem do jornal O Globo publicada nesta terça-feira, 6, com a “caravana federativa” o Palácio do Planalto vem pedindo, explicitamente, apoio dos gestores ao governo do presidente Lula. O evento é coordenado pelo Ministério de Relações Institucionais, de Alexandre Padilha.

Durante a “caravana federativa”, o governo federal reúne ministros, servidores, funcionários de bancos públicos com o intuito “republicano” de tirar dúvidas dos gestores regionais. Na prática, é pedido de apoio político.

Desde a operação Lava Jato, o PT vem perdendo espaço no comando de prefeituras. Em 2012, o partido elegeu 614 prefeitos. Depois, houve a derrocada. Em 2020, foram apenas 183 prefeitos eleitos. Em 2000, quando não tinha assumido a presidência da República, o PT havia conquistado 174 prefeituras.

“O cunho político-eleitoral, contudo, foi evidenciado nos discursos de autoridades. Em um auditório lotado de prefeitos em Salvador, por exemplo, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), fez considerações sobre a importância de os gestores apoiarem Luiz Inácio Lula da Silva”, informa o jornal.

As caravanas federativas já foram realizadas em estados como Bahia e Rio Grande do Sul.

Com informações do O Antagonista